O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

1012) Concurso para a carreira diplomatica 2009

Foi publicado o edital que regula o concurso 2009 para acesso à carreira diplomática, com 105 vagas. Transcrevi o conteúdo do edital neste link do meu blog de textos.
Abaixo, um resumo do calendario de provas:

Primeira Fase em 08 de março

Liberado o edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) 2009. Este ano, serão 105 vagas, sendo 6 destinadas aos candidatos portadores de deficiência. Confira mais informações.

INFORMAÇÕES GERAIS
Inscrições: 21 de janeiro a 12 de fevereiro, pelo site do Cespe/UnB.
Taxa de inscrição: R$ 110,00
Divulgação dos locais de prova: 20 de fevereiro.
Resultado final: 23 de julho.

PROVAS
Primeira Fase
08 de março de 2009 (em duas etapas).

Segunda Fase (Prova de Português)
29 de março de 2009.

Terceira Fase
30 de maio de 2009: História do Brasil
31 de maio de 2009: Geografia
06 de junho de 2009: Política Internacional
07 de junho de 2009: Inglês
13 de junho de 2009: Noções de Economia
14 de junho de 2009: Noções de Direito e Direito Internacional Público

Quarta Fase (Alterada)
A quarta fase será composta por provas escritas de Espanhol e de Francês.
07 de junho de 2009: Espanhol
14 de junho de 2009: Francês

Veja aqui o edital: www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2009

Meus votos de pleno sucesso a todos os candidatos...

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Sr. Paulo,

Sou estudante de Direito do 9º período da UERJ e desde sempre me interessei por História, idiomas e ciências políticas. Devido a esse perfil, muitos já sugeriram que eu seguisse a carreira diplomática, algo que de fato interessa-me. Contudo, sempre tive um pouco de medo de viver como nômade e não conseguir constituir uma família. Além disso, nunca tive oportunidade que conhecer a fundo o trabalho de um diplomata e às vezes tenho a impressão de que muitas tarefas têm caráter excessivamente burocrático. O que o senhor poderia me dizer sobre a carreira diplomática? O dia-a-dia, as dificuldades...

Desde já agradeço!

Cordialmente,

Anna Carolina

Paulo Roberto de Almeida disse...

Anna Carolina,
Voce tem muitas informacoes sobre a carreira diplomatica no proprio site do Instituto Rio Branco, inclusive algumas respostas a suas duvidas.
No meu site tambem tem uma secao dedicada a carreira, com alguns outros comentarios que poderao interessa-la. Veja em www.pralmeida.org
Cordialmente,
PRA

Unknown disse...

olá Paulo, meu nome é Nilson, e o meu caso é bem parecido com a da Ana Corolina, pois estou no 7* periodo da faculdade de Direito, sou LOUCO, APAIXONADO por História, estou no curso intermediário de Inglês e adoro fazer análises de politica e geografia internacional. Sou Oficial de Justiça do TJ de Minas Gerais, mas há algo na carreira diplomática que me atrai desde os meus 15 anos.... Gostaria de saber de você se é melhor fazer cursinho ou estudar por conta própria para tal concurso, que pretenderei prestar em 2011, quando já estarei formado? PS: sou autoditada, já fui aprovado, alem do Tribunal de Justiaça de Minas, tambem pelo Ministério Público de Minas por duas vezes, mas penso que esse concuro apresenta ser de um nível bem elevado. Obrigado.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Nilson,
Acredito que voce usar todas as possibilidades de preparacao a carreira, o que envolve SEMPRE o estudo autodidata e algum cursinho, se voce tem essa oportunidade. Nunca é demais alem de ler intensamente, buscar simulacoes de provas e questoes selecionadas que esses cursinhos promovem.
O caminho é longo pois as leituras sao muitas...
PRA