terça-feira, 30 de julho de 2013

Maquiagem das contas publicas: ate na divida externa

FMI avalia pedido do Brasil para mudar cálculo da dívida

Na última quinta-feira, o ministro Guido Mantega encaminhou carta do Fundo solicitando mudança no cálculo da dívida bruta do país

Veja.com, 29/07/2013
O ministro da Fazenda, Guido Mantega
Divergência: Para o FMI, a dívida bruta do Brasil fechou 2012 em 68% do PIB. Pela metodologia do BC, ficou em 59% do PIB. (Ueslei Marcelino/Reuters)
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai analisar o pedido do Brasil para que mude a forma como calcula a dívida do governo, disse um porta-voz do Fundo. "O FMI vai responder ao ministro (da Fazenda, Guido Mantega) no devido tempo, após analisar a questão", destacou.
Segundo o porta-voz, até lá, o FMI não fará comentários sobre o pedido feito por Mantega à diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde.
Radar on-line: Pedido ao FMI
Como adiantou a coluna Radar, de VEJAno sábado, Mantega encaminhou um pedido ao órgão para que seja revista a fórmula de cálculo da dívida. O ministro pede uma mudança na metodologia para o cálculo da dívida bruta brasileira, que é a soma de todos os débitos do governo federal, estados, municípios e estatais. 
Desde o ano passado, o Brasil tem o pior desempenho neste item entre os principais países emergentes. Segundo o FMI, a dívida bruta do Brasil fechou 2012 em 68% do PIB. Pela metodologia do BC, ficou em 59% do PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.