O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Mensagem recebida de um amigo - Paulo Roberto de Almeida

Recebi, há pouco, o testemunho de um querido amigo, que não é da carreira diplomática, mas que acompanhou a minha por muitos anos, que me escreveu o que segue:

“On 29 Jun 2018, at 03:34, Xxxxxx Xxxxxxx wrote:

Meu caro, ilustre e velho amigo Paulo Roberto,

Não sabe a alegria que tive ao saber da noticia de sua promoção a Embaixador. 

Parei um instante para sentir plenamente a sensação de justiça, de merecimento e lógica de tal ato. 

Durante anos, acompanhei de longe, mas com genuína solidariedade, sua longa travessia pelo deserto. Lembro ter encontrá-lo várias vezes em diferentes lugares e constatar que, independentemente do nítido infórtunio, seu entusiasmo, criatividade e produtividade (e generosidade para com os outros) continuavam inabaláveis e, porventura, cada vez mais fortes! Por isso, e por muitas outras razões, você serve de exemplo e referencia para muitos. 

Tenho a certeza que muitas novas e boas oportunidades se apresentarão e seu caminho tomará ainda mais voltas, ricas em experiências únicas e contatos instrutivos. Faço votos que o caminho seja longo e agradável, na companhia da Carmen Lícia e todos os seus. 

Saiba que cada vez que nós, seus companheiros, discípulos e amigos, cruzamos consigo ao longo do caminho, é motivo de grande orgulho, respeito e amizade.

Bravo!
Forte abraço,
Xxxxxx Xxxxxxx”

Acabo de responder-lhe da seguinte maneira:

“Meu queridíssimo amigo,
Fiquei extremamente sensibilizado pelas suas palavras mais do que gentis: carinhosas no mais puro sentido da expressão. Enfrentei, como vc diz, uma longa travessia do deserto, mas não deixei de dar o meu testemunho sobre como os responsáveis tinham certa razão em me deixar no ostracismo, uma vez que eu contestei sistematicamente a maior parte das bobagens (e até dos crimes econômicos) por eles perpetrados, e que consolidei em meu livro “Nunca Antes na Diplomacia...”.
Em dois textos meus, eu tentei dar as razões para essa longa travessia do deserto: 

“Como atravessar o deserto (e permanecer digno ao fim e ao cabo)”, Brasília, 18 dezembro 2016, 7 p. Divulgado no blog Diplomatizzando (24/06/2018; link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/06/uma-longa-travessia-do-deserto.html).    

Duas pedras no meio do caminho... (a propósito de uma promoção tardia)”, Estoril, 26 junho 2018, 4 p. Esclarecimento a propósito de minha promoção tardia na carreira. Postado no blog Diplomatizzando(26/06/2018; link:  https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/06/duas-pedras-no-meio-do-caminho-paulo.html)
O abraço, desde Lisboa, saindo esta manhã bem cedo para o Porto, do
------------------------
Sent from my iPhone
Paulo Roberto de Almeida
www.pralmeida.org
diplomatizzando.blogspot.com”

Nenhum comentário: