O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Mulheres na Diplomacia: documentario no YouTube em preparacao

Recebido em 15/06/2018: 


Caros colegas,

Queria convidá-los para colaborar com o financiamento e divulgação do Documentário Mulheres Diplomatas.

O ano de 2018 marca o centenário de admissão da primeira mulher diplomata, Maria José Rebelo Mendes, aos quadros do Ministério das Relações Exteriores, efeméride que inspirou a iniciativa. O projeto é inspirado pelo documentário “Une Porte Entreouverte”, que aborda a trajetória das mulheres na diplomacia francesa (disponível no canal do Quai D’Orsay no YouTube -  https://www.youtube.com/watch?v=MHzmQ3XxKnY). 
O formato do documentário, a exemplo de seu congênere francês, contemplaria dados históricos, relatos biográficos sobre mulheres diplomatas que exerceram posições pioneiras, depoimentos pessoais de diplomatas sobre suas experiências na carreira, trechos de estudos acadêmicos sobre mulheres na diplomacia, entrevistas com estudiosos do tema e tabulação de dados sobre mulheres na diplomacia, sem prejuízo de outros recursos. 
Uma vez finalizado, o documentário será disponibilizado ao público em geral na plataforma YouTube. 
A Secretaria Geral foi informada sobre o projeto.

A iniciativa é do Grupo de Mulheres Diplomatas, agrupamento informal que reúne mais de 100 servidoras. O Grupo está contratando equipe técnica e organizando o financiamento da empreitada.

Abaixo, o link para a “vaquinha virtual”, organizada para facilitar a contribuição e divulgação nas redes sociais.


Obrigada a todos pelo apoio!

Abraços,
Juliana

Nenhum comentário: