sexta-feira, 19 de julho de 2024

Governo Lula silencia sobre ameaças ao processo eleitoral na Venezuela

Silêncio do Itamaraty sobre ameaça de Maduro contradiz fala de Lula por democracia

Coluna do Estadão, 19/07/2024

Governo Lula silenciou sobre a ameaça do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de que haverá um 'banho de sangue' e uma 'guerra civil fraticida' caso não vença as eleições. No Itamaraty, interlocutores dizem manter os olhos atentos, mas argumentam não caber comentário público sobre o processo eleitoral de outro país. A justificativa não se sustenta e expõe o comportamento ideológico da atual gestão, na visão de especialistas. 'O Itamaraty deveria manifestar a preocupação com as declarações de Maduro. Afinal o presidente Lula afirmou que Brasil vai reconhecer o resultado das eleições', disse a Coluna o presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Rubens Barbosa, que foi embaixador do Brasil em Londres e em Washington.

DESCULPA. 'O Brasil tem a postura de não interferência em assuntos internos, mas é uma situação que o país participou do diálogo para construir o processo eleitoral, então teria condições de ser um interlocutor', avalia a professora especialista em América Latina, Denilde Holzhacker. 'A visão é de que Lula tem feito pouco', complementa.

CORPO MOLE. Gunther Rudzit, professor de relações internacionais, diz que Lula deveria falar com Maduro e fazer 'uma declaração pública forte'. 'O problema é que, pelas visões ideológicas, isso não tem sido feito pelo governo e pelo presidente'. Para ele, a ameaça do ditador é real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.