Tributo a Mauricio David por Paulo Roberto de Almeida: unidos no amor às leituras e ao conhecimento
Paulo Roberto de Almeida
Transcrevo, a seguir, como forma de não perder, minha resposta de agradecimento a um envio matinal, neste domingo primeiro dia do último mês do ano de pouca graça de 2024, contendo diversas postagens sequenciais que meu grande amigo Mauricio David efetuou na sua remessa de bons materiais de leitura que ele envia religiosamente (êpa, eu continuo sendo um irreligioso) a todos os seus amigos, desta vez transcrevendo materias que eu mesmo postei, como repositório pessoal e “biblioteca aberta” aos meus seguidores ou simples curiosos, no blog Diplomatizzando, um pequeno espaço de culto à inteligência e à resistência intelectual (contra os dogmatismos) que mantenho ativo desde 2004, ou seja, por duas décadas inteiras e que foi precedido, ou foi contemporâneo de vários outros blogs pessoais que alimentei por certo tempo.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 1/12/2024
“Grato pela transcrição de varias postagens do meu blog Diplomatizzando, meu caro Maurício, um espaço que eu costumo chamar de “quilombo de resistência intelectual” (à imbecilidade e à burrice, geralmente presentes nas redes ditas “sociais”), mas que também pode ser visto como um espaço aberto à leitura de coisas inteligentes (na minha concepção pessoal), algumas quais vou buscar ou recebo gentilmente graças à pletora de um volume inacreditavelmente gigantesco de excelentes materiais de leitura que você oferece quase diariamente nos seus envios generosos aos amigos e destinatários. Retiro mais da metade do que posto no Diplomatizzando dos seus envios diários, o resto de assinaturas gratuitas ou pagas que eu mesmo fiz, ou de postagens de terceiros, às quais tenho acesso, esforçando-me para atribuir os devidos créditos, quando isso é possível.
Muito grato, pois, pelo seu e-mail de 1/12/2024, quando recém começo a ler as coisas que me chegam quotidianamente.
On 30 Nov 2024, at 19:02, mauriciodavid@terra.com.br wrote:
Conheço o embaixador Paulo Roberto de Almeida há mais de 30 anos, desde quando êle foi designado para a nossa Embaixada em Paris e eu por ali estava. Nos tornamos grandes amigos. Sou suspeito para falar do Paulo Roberto. Além das suas excelsas qualidades humanas e profissionais, sempre nutri profunda admiração por sua capacidade intelectual e extraordinária capacidade de trabalho. O Paulo Roberto é um dínamo, capaz de fazer 30 coisas ao mesmo tempo (eu fico estupefato, porque eu mesmo não consigo fazer mais do que 3 ou 4...). Enquanto estou pensando em A ou B, o Paulo Roberto já está no XYZ... Fico babando de admiração, talvez porque percebo que há gente que fica babando de ódio pela sua extraordinária capacidade de trabalho. Também sempre admirei a sua resiliência (acompanhei de perto as discriminações que o Paulo Roberto sofreu na sua carreira no Itamaraty, vítima que foi de mentes invejosas. Como também sofri muito na vida discriminações odiosas, a capacidade de resilência do Paulo Roberto sempre foi uma fonte de inspiração para mim).
Recebi hoje este texto do meu amado amigo, que passo à leitura e reflexão dos que acompanham também as minhas reflexões.
MD
Nenhum comentário:
Postar um comentário