domingo, 5 de outubro de 2025

Brasil reduz reservas internacionais em dólar

Brasil reduz reservas internacionais em dólar enquanto acumula ouro e yuan 

https://br.cointelegraph.com/news/brazil-reduces-dollar-reserves-and-increases-gold-yuan-global-de-dollarization

(…) O Brasil reduziu em 12% a participação do dólar na composição de suas reservas internacionais nos últimos sete anos, buscando diversificação em ativos como o ouro e yuan chinês, alinhado a um movimento global de desdolarização.

Em 2018, o dólar representava 89% das reservas internacionais brasileiras. Atualmente, a participação da moeda americana caiu para 78%, de acordo com dados do Banco Central (BC). No mesmo período, as reservas em ouro cresceram 400%, de 0,7% para 3,5%.

A moeda chinesa, cuja primeira aquisição ocorreu em 2019, já representa 5,3% das reservas do BC, superando o euro (5,2%) e ficando atrás apenas do dólar. (…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.