domingo, 21 de dezembro de 2025

Mercosul e União Europeia: a longa marcha da cooperação à associação - Paulo Roberto de Almeida (Academia.edu)

Liberando um artigo que passou um ano no limbo: 

Mercosul e União Europeia: a longa marcha da cooperação à associação

Recebo, em 19/12/2025, uma nova comunicação da revista Monções (UFGD), anunciando a publicação de seu novo número:

Você tem uma nova notificação de Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD: Uma nova edição foi publicada:

Publicado: 2025-12-19
Artigos - Seção Miscelânea
Entre Ocidente e "Não Ocidente": Ideias de Brasil em Paulo Nogueira Batista e José Guilherme Merquior
Victor Tibau, p. 1-25
PDF, DOI: https://doi.org/10.30612/mones.v14i28.19376
(seguem vários outros, interessantes)

Antes desse número foi publicado um número especial sobre integração regional, para o qual eu tinha apresentado um artigo, no começo do ano, de 2025, submetido a um parecerista que objetou à sua publicação, apresentando diversas questões e solicitações de revisões das quais não me lembro agora. Como eu andava muito ocupado, e não achei pertinentes alguns dos pedidos simplesmente não fiz, e meu artigo foi rejeitado, sendo que a revista já havia aceito dois outros anteriormente, como refletido abaixo:

Submissões Arquivadas
Mercosul e União Europeia: a longa marcha da cooperação à associação - Rejeitado

Contra as parcerias estratégicas: um relatório de minoria - Publicado

Uma grande estratégia para o Brasil: elementos propositivos - Publicado

O artigo apresentado, e rejeitado, foi este:
4829. “Mercosul e União Europeia: a longa marcha da cooperação à associação”, Brasília, 18 janeiro 2025, 21 p. Revisão e atualização do trabalho 4322 (15 fevereiro 2023), para submissão, em 18/01/2025, à revista Monções, Revista de Relações Internacionais da UFGD; URL: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/moncoes ; URL da Submissão: https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/authorDashboard/submission/19486.

Deixei o artigo hibernando, pois que o o acordo Mercosul-UE permaneceu num estado de indecisão, pelas mesmas causas conhecidas desde o início, a despeito da mudança de governos e de orientações de políticas econômicas, nos últimos 30 anos (o processo deslanchou em 1995): protecionismo agrícola da parte europeua (alguns países, entre eles França, Itália e Polônia, o que eu já tinha apontado no artigo de janeiro de 2025).
Chegamos ao final de 2025, e nada de acordo ainda, pelas mesmas e quase idênticas questões. Aproveitei, reli meu artigo e acho que não há muito a acrescentar, apenas talvez as últimas condicionalidades (e subterfúgios europeus) no tocante à sensibilidade do setor agrícola, em países sequestrados por seus agricultores como a França e alguns outros.
Por isto decido oferecer o artigo ao conhecimento geral do público interessado, não mais como publicação de revista acadêmica, mas simplesmente em minha página da plataforma Academia.edu, como segue:

Disponibilizado via Academia.edu (dezembro 2025): https://www.academia.edu/145502682/4829_Mercosul_e_Uniao_Europeia_a_longa_marcha_da_cooperacao_a_associacao_Mercosur_and_European_Union_the_long_march_from_cooperation_to_association_Mercosur_y_Uni%C3%B3n_Europea_la_larga_marcha_de_la_cooperaci%C3%B3n_a_la_asociaci%C3%B3n_2025_

 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...