Mostrando postagens com marcador A “neutralidade” brasileira posta em questão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador A “neutralidade” brasileira posta em questão. Mostrar todas as postagens

domingo, 23 de junho de 2024

A “neutralidade” brasileira posta em questão - Paulo Roberto de Almeida

 O fato de Lula-Amorim terem praticamente alinhado o Brasil ao campo das duas grandes autocracias que pretendem construir, com o apoio já declarado de Lula, uma “nova ordem global” (mal definida, mas claramente orientada contra o Ocidente), pode não trazer retaliações diretas dos principais países ocidentais, mas já delimita uma postura diplomática, que será levada em conta em outros campos da agenda mundial. A brutalidade, todos os dias revelada, da agressão russa contra a Ucrânia, vai pesar na percepção interna e externa da política externa do governo Lula como sendo um elemento a mais numa posição que não é de estrita neutralidade, como alegado, mas de apoio objetivo aos interesses russos.

Postagem em destaque

Madame IA efetuou, a pedido de Airton Dirceu Lemmertz, uma avaliação geral sobre os 20 anos do Blog Diplomatizzando - Paulo Roberto de Almeida

  Madame IA, docemente constrangida pelo meu amigo especialista no setor, fez um balanço geral e uma apresentação honesta, simpática, do blo...