Depois da postagem de um trabalho meu, de maior consistência, sobre o Mercosul, mas produzido em 2014, e que está disponível neste link:
https://www.academia.edu/s/fa4524406e/o-que-eu-pensava-do-brics-em-2014-continuo-pensando-o-mesmo-2019#comment_461804
lembrei-me de um outro texto, mais opinativo, pois que preparado não como texto de leitura, mas para apoiar palestra, e que informo aqui:
3188. “O lugar dos
BRICS na agenda brasileira e internacional: reflexões, papeis e linkages”,
Brasília, 3 novembro 2017, 29 p. Texto-guia para palestra no quadro do IV
CIRIPE, Congresso Internacional de Relações Internacionais de Pernambuco
(7/11/2017), a convite da Faculdade Damas, servindo também para livro (e-book), “O Lugar dos BRICS nas relações
internacionais contemporâneas: Anais do IV Congresso Internacional de Relações
Internacionais de Pernambuco. Inserido na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/s/15ebecf062/o-lugar-dos-brics-na-agenda-brasileira-e-internacional-reflexoes-papeis-e-linkages)
e informado no blog Diplomatizzando
(4/11/2017; link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2017/11/repensando-o-brics-ou-um-dos-brics.html).
O lugar dos BRICS na agenda brasileira e
internacional: reflexões, papeis e linkages
Paulo Roberto de Almeida
Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações
Internacionais, IPRI-Funag/MRE
[Palestra no
quadro do IV CIRIPE, Congresso Internacional de Relações Internacionais de
Pernambuco (7/11/2017), na Faculdade Damas, servindo também para o e-book, “O
Lugar dos BRICS nas relações internacionais contemporâneas: Anais do IV
Congresso Internacional de Relações Internacionais de Pernambuco”.]
Introdução:
uma sigla inventada por um economista de finanças
O BRIC, depois
convertido em BRICS a partir de demanda especificamente chinesa quando de sua
segunda cúpula, adquiriu um papel relativamente importante na agenda
diplomática do Brasil nos últimos dez anos. Uma análise dessa importância, sua
adequação ou conveniência política, no quadro de uma estratégia diplomática de
maior alcance, na atualidade e nos anos à frente, impõe o dever, que me parece
ser de simples honestidade intelectual, de abstrair a retórica oficial, sempre
positiva ou otimista em relação a empreendimentos de governos, para justamente
examinar o lugar dessa nova entidade no cenário da diplomacia regional, ou de
blocos, em função dos interesses
nacionais brasileiros, um conceito que já é, por si só, de difícil
definição e avaliação.
Para atender à demanda
formulada pelos organizadores do IV Congresso Internacional de
Relações Internacionais de Pernambuco, pretendo seguir fielmente o enunciado
proposto em carta convite a mim endereçada, qual seja, o de efetuar uma análise
de cunho pessoal, formada por reflexões próprias, sobre o papel e o lugar do
BRICS na agenda brasileira e internacional, com vinculações entre as diferentes
vertentes dessa temática. Ao fazê-lo, caberia, antes de mais nada, referir-me a
trabalhos anteriores que elaborei desde o início da discussão em torno desse
acrônimo criado por um economista de banco de investimento, para atender a
objetivos outros, que não os de um agrupamento diplomático dotado de locus próprio no cenário internacional,
mas sim para oferecer oportunidades lucrativas de retorno a investimentos
concebidos segundo uma estratégia global de aplicações em mercados financeiros,
nas respectivas bolsas nacionais, em termos de investimentos diretos nesses
mercados emergentes e de operações com títulos soberanos dos Estados envolvidos
na sigla.
Com efeito, o BRIC-BRICS é o único foro diplomático –
e isto é absolutamente inédito no plano das relações internacionais –que surge,
não a partir de uma evolução natural de um processo de consultas e de
coordenação política entre governos que se aproximaram por conveniências
detectadas soberanamente a respeito da utilidade de uma atuação conjunta, mas sim
a partir de uma sugestão puramente operacional de um economista de banco
privado, motivado por questões absolutamente desprovidas de qualquer
ambientação diplomática, mais exatamente com a expectativa de ganhos financeiros
com base em transações financeiras de mercado por agentes privados. Essa
característica já deveria nos incitar a refletir sobre o BRICS não como um
agrupamento dotado de lógica própria, definida de maneira soberana e
independente por governos nacionais, mas como uma resposta oportunista
detectada por diplomatas e dirigentes políticos, aproveitando um acrônimo que
se tornou, inopinadamente, de grande apelo mercadológico e de notável exposição
e atratividade política internacional.
Mas, realidades são mutáveis. Prova disso é que o
próprio banco propositor do acrônimo, e dos negócios feitos a partir dele, já
desmontou a sua carteira BRIC desde vários anos, depois que a crise de 2008
mudou a configuração dos ganhos atrativos a partir desse agrupamento algo
artificial que vinculava a sigla em inglês – um “tijolo” – à construção
hipotética de uma nova realidade emergente na economia mundial, e nunca mais
voltou a formular estudos analíticos ou propostas de carteiras de investimentos
sob a guarida do acrônimo. A essa altura, ele já tinha efetuado a sua decolagem
diplomática e conquistado certo lugar de destaque no teatro da política e da
economia internacional. Não se pode deixar de registrar essa caraterística, um
paradoxo político-econômico, quando se empreende uma análise independente,
empiricamente sólida, honesta intelectualmente, não sobre o acrônimo em si, mas
sobre sua configuração efetiva, tal como desenvolvida desde sua formalização
diplomática, na Rússia, em 2009.
O grupo, ou foro, adquiriu consistência, se reuniu em
cúpulas, com muito papel e retórica diplomática, e alguma realização concreta,
como é o banco dos Brics, o New Development Bank, com sede em Xangai, e já
operacional desde sua criação na cúpula de Fortaleza (2014). Minha função, no
entanto, é a de prover os estudiosos e analistas das relações internacionais
com reflexões próprias, honestas, consistentes, sobre o papel dessa nova
configuração em nossa agenda diplomática, o que pretendo fazer, essencial e
basicamente, do ponto de vista dos interesses
nacionais brasileiros, tais como eu os percebo, enquanto analista engajado
num trabalho de tipo analítico não comprometido com as posições oficiais de
quaisquer governos brasileiros. Minhas palavras e escritos engajam unicamente
minha própria pessoa, não a minha atual condição profissional.
Por isso, para concluir com esta introdução, volto, em
primeiro lugar, à minha produção já acumulada a esse respeito, cujo registro seletivo
se encontra na bibliografia. Se ouso recolher de minhas listas cronológicas de
trabalhos efetuados ao longo dos anos apenas aqueles que contêm a sigla BRIC,
ou BRICS, em seu título – ou seja, excluindo todos os demais que podem conter
análises parciais ou paralelas sobre esse grupo, no corpo do texto, por exemplo
–, chego a um total de 22 textos, em seus vários formatos: ensaios,
entrevistas, questionários, artigos, apresentações em seminários ou debates.
A primeira reflexão a respeito do tema foi feita em entrevista
concedida ao jornal O Estado de S. Paulo,
em novembro de 2006, no quadro de uma conferência nacional de estudos
estratégicos na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. Ela foi publicada sob o título “O Bric é só um
exercício intelectual” na edição de 04/12/2006, tendo sido objeto, no dia
seguinte, de um editorial sob o título “Atraso made in Brazil”, que deve ter
causado certa comoção no Itamaraty, certamente junto ao chanceler Celso Amorim,
que nessa época já se encontrava engajado na conformação da sigla como um novo grupo
diplomático, em coordenação com o chanceler russo, Sergey Lavrov.
Tratou-se, portanto, de
minha primeira abordagem desse fenômeno, que na época eu considerava ser uma
construção puramente teórica, artificial, sem qualquer configuração material ou
diplomática mais explícita. Outras aproximações ao conceito, e seu fenômeno,
foram feitas nos anos seguintes, no quadro de palestras, de entrevistas e
cursos que continuei a efetuar, sempre elaborando um pouco mais sobre essa nova
realidade do cenário diplomático, que já surgia como um novo personagem, ainda
preliminar, na selva de siglas que frequentavam os veículos de comunicação
econômica mundial, junto com G-7, G-8 e, logo depois, o G-20 financeiro. Um
trabalho de análise econômica mais detalhada dos países integrantes do grupo, “Radiografia
do Bric: indagações a partir do Brasil” (26/08/2008), publicado inicialmente na
edição em espanhol da revista da Fundação Friedrich Ebert, Nueva Sociedad (outubro 2008), foi publicado em nova versão, sob o
título “To Be or Not the Bric”, na revista Inteligência.
Ao lado dos aspectos
econômicos do que era, até então, apenas o Bric, nunca deixei de focar a
vertente da democracia, praticamente inexistente em metade do grupo e de má
qualidade na outra metade (2010a). Outra questão relevante era representada
pela relação entre o Bric e outros grupos existentes no plano da coordenação
política entre os grandes atores, como o G-8, por exemplo (Almeida: 2009), que
até então contava com a participação da Rússia; um dos chanceleres do Bric
chegou a proclamar a morte do G-8, o que de toda forma só tinha expressão
puramente política, sem nunca ter afetado a coordenação econômico-financeira do
G-7, que mais adiante passou a também trabalhar no âmbito do G-20 financeiro,
mais inclusivo e mais legítimo, embora menos eficaz.
No ambiente acadêmico,
passaram a ocorrer encontros de caráter mais analítico ou conceitual,
especulando sobre as possíveis configurações de poder resultante desse novo bloco
de potências emergentes. A essa altura, em 2009, quando o grupo emergia com
identidade própria, elaborei um estudo de maior escopo interpretativo tratando
da perspectiva histórico-diplomática sobre a emergência de um novo cenário
global: “O Bric e a substituição de hegemonias: um exercício analítico”, em
obra coletiva (2010b). Com a crise nos países centrais, e a aparente solidez do
Bric, sua importância cresceu, mas momentaneamente, até operar-se uma nítida
distinção entre o desempenho dos dois gigantes da Ásia e a performance
medíocre, senão de recessão, nos demais. Apesar da desaceleração, 2009 foi o
ano em que a China suplantou os Estados Unidos como o principal parceiro
comercial – e por enquanto apenas comercial – do Brasil.
Já transformado em Brics,
o grupo continuou a ocupar espaço na mídia mundial, mas seu papel efetivo
passou a ser o de uma espécie de espelho anti-hegemônico do velho G-7, sem
dispor da mesma capacidade de moldar a agenda internacional. Procedi, então, a
convite a uma nova análise abrangente do papel do Brasil nesse foro, em novo
ensaio publicado em obra coletiva editada em Portugal (2015). Vários trabalhos
feitos posteriormente serviram apenas para reafirmar meus argumentos sempre
críticos em relação a um bloco que me parece singularmente desprovido de uma
identidade comum.
Reflexões
sobre um novo animal no cenário diplomático internacional
(...)
Ler a íntegra nos seguintes links:
Bibliografia:
Referências bibliográficas:
________ (2014a).
“Bases conceituais de uma política externa nacional”, in: Almeida, Paulo R. Nunca antes na diplomacia...: a política
externa brasileira em tempos não convencionais. Curitiba: Appris, p. 23-41.
________ (2014b).
“Nunca antes na diplomacia: balanço e avaliação”, in: Almeida, Paulo R. Nunca antes na diplomacia...: a política
externa brasileira em tempos não convencionais. Curitiba: Appris, p.
189-211.
________ (2014c).
“A opção preferencial pelo Sul: um novo
determinismo geográfico?”, in: Almeida, Paulo R. Nunca antes na diplomacia...: a política
externa brasileira em tempos não convencionais. Curitiba: Appris, p.
241-254.
Alves, André
Gustavo de Miranda Pineli (org.) (2014). Os
BRICS e seus vizinhos: investimento direto estrangeiro. Brasília: Ipea.
Badin, Michelle
Ratton Sanchez; Carvalho, Marina Amaral Egydio de; Roriz, João Henrique Ribeiro
(2014), “Os acordos regionais preferenciais de comércio do Brasil com o seu
entorno”, in: Baumann, Renato; Oliveira, Ivan Tiago Machado (orgs.) (2014). Os BRICS e seus vizinhos: comércio e acordos
regionais. Brasília: Ipea, p. 55-101.
Baumann, Renato
et alii (2015): BRICS: estudos e
documentos. Brasília: Funag; Coleção relações internacionais.
________;
Oliveira, Ivan Tiago Machado (orgs.) (2014). Os BRICS e seus vizinhos: comércio e acordos regionais. Brasília:
Ipea.
________; Farias,
Tamara Gregol de (orgs.) (2014). VI BRICS
Academic Forum. Brasília: Ipea.
Carneiro, Izabel
Patriota Pereira (org.) (2011). Catálogo
Bibliográfico, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 2a. ed., revista e ampliada.
Brasília: Funag.
Carneiro, Flavio Lyrio; Oliveira, Ivan Tiago
Machado (2014), “As relações comerciais do Brasil com o seu entorno”, in: Baumann,
Renato; Oliveira, Ivan Tiago Machado (orgs.) (2014). Os BRICS e seus vizinhos: comércio e acordos
regionais. Brasília: Ipea, p. 15-54.
Fernandes, José
Carlos Silvestre (2017). “BRICS, IBAS e o contexto das relações entre o Brasil
e a Ásia”, in: Barbosa, Pedro Henrique Batista (org.). Os desafios e oportunidades na relação Brasil-Ásia na perspectiva de
jovens diplomatas. Brasília: Funag, p. 339-379.
Lukyanov, Fyodor
(2013). “Russia on Brics: expectations and realities”, in: Pimentel, José
Vicente Sá (org.) (2013b): Brazil, BRICS
and the International agenda. Brasília: Funag, p. 539-567.
Oliveira,
Ivan Tiago Machado; Carneiro, Flavio Lyrio; Bacelete, Ricardo G., “As relações
comerciais da China com seus vizinhos”, in: Baumann, Renato; Oliveira, Ivan Tiago Machado (orgs.) (2014). Os BRICS e seus vizinhos: comércio e acordos regionais. Brasília:
Ipea, p. 255-279.
Pimentel, José
Vicente Sá (org.) (2013a): O Brasil, os
BRICS e a agenda internacional. 2a. ed., rev., ampl.; Brasília:
Funag.
________ (ed.) (2013b):
Brazil, BRICS and the International
agenda. Brasília: Funag.
________ (org.) (2013c):
O Debatendo o BRICS. Brasília: Funag.