O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bullfighting is bullshit? Spain's dilemma...


Spain moves to give bullfighting special cultural status

Bullfight in Burgos, northern Spain. File photo The number of bullfights each year is falling in Spain
Spanish MPs have voted to consider giving bullfighting special cultural status - a move that could overturn regional bans on the age-old tradition.
In a 180-40 vote, the parliament backed a petition signed by 590,000 people.
If the idea becomes law, it may roll back the ban in Spain's regions of Catalonia and the Canary Islands.
It may also provide tax breaks for promoters of bullfighting (corrida). Opponents describe the tradition of killing animals as barbaric.
'Barbaric' tradition
On Tuesday, the popular petition was easily backed in parliament, where the governing conservative Popular Party (PP) has a majority.
Under the proposal, bullfighting would be promoted by the authorities who would also push the UN to recognise it as part of Spain's cultural heritage.
A parliamentary commission is now expected to fine-tune proposed legislation and the vote could take place later this year.
The parliamentary vote is an attempt by pro-bullfighting conservatives to keep this controversial tradition alive, the BBC's Tom Burridge reports.
About 2,000 fights are still held every year in Spain, but the numbers are falling.
Bullfighting was banned last year in Catalonia, in the north-east, with supporters of the measure describing the blood-soaked pageants as barbaric.
The ban in Catalonia was also seen by many Spaniards as an attempt by Catalan nationalists to distinguish the region from the rest of Spain and its traditions.
Bullfighting was also banned in the Canary Islands in 1991.

Bullfighting

  • Those taking part in the a bullfight are called toreros, while the person in charge of killing the bull is the matador de toros - killer of bulls
  • Fighters can be awarded the bull's ears, tail or hooves as a trophy
  • Author Ernest Hemingway was an admirer of Spanish bullfighting and wrote about its rituals in 1932 in Death in the Afternoon
  • The tradition dates back at least 4,000 years and is thought to have been popularised by the Romans
  • It remains popular in southern France, Portugal and some South American countries

2 comentários:

Gilrikardo disse...

TERÇA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2013

Criando corvo

Coréia do Norte e Brasil

__Aquilo que se temia, lá atrás, infelizmente se revelou hoje. A Coréia do Norte mostrou ao mundo que já desenvolveu a bomba nuclear e que daqui para frente será apenas uma questão de aperfeiçoar a técnica. Eu pergunto, e para quê? Qual a utilidade das bombas se não é para matar... destruir... aniquilar... enfim, por a baixo aquilo que levou anos, séculos, milênios para ser erguido. Esse episódio trouxe-me a lembrança do post onde abordei o tratamento vip que os "cumpanheiros" tem dispensado aos comunistas coreanos.

__Abaixo reproduzo com a impressão de que talvez eu seja um dentre a meia dúzia de brasileiros que lembraram desse episódio no dia de hoje.


**************************

20 de maio de 2012.

O PT que a maioria não vê.

Gilrikardo disse: Enquanto a companheirada faz festa com a dinheirama ao doar 21 mil toneladas de alimentos aos comunistas da Coréia do Norte, os militares coreanos investem pesado em armamentos e em energia nuclear. Seria verdadeiro afirmar que a companheirada está financiando, mesmo que indiretamente, os alucinados XING LINGS comunistas. Enquanto isso, aqui em nosso Brasil, lugares miseráveis ignorados pela "falta de recursos", dizem eles.
Só para melhor entender o tamanho da ofensa imaginem que uma carreta transporta vinte toneladas, então para cem toneladas são cinco carretas, vezes dez, então teremos cinquenta carretas para transportar mil toneladas de alimentos. Como serão vinte e uma mil toneladas, serão necessárias vinte e um multiplicado por cinquenta, ou seja MIL E CINQUENTA CARRETAS abastecidas com alimentos e pagas com dinheiro de nossos impostos. Singelamente doadas aos famintos coreanos do norte que estão mais preocupados em produzir armas a alimentos.

**********************

Coreia do Sul critica ajuda brasileira a vizinho do norte

O diretor-geral do departamento para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Jang Keunho, criticou a ajuda humanitária que o Brasil vem dando ao seu vizinho do norte. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o diplomata reconheceu que a atitude do Brasil de enviar alimentos à Coreia do Norte é boa, mas pode ter um efeito negativo.
O governo sul-coreano teme que o vizinho, com quem está tecnicamente em guerra, use as doações para ganhar fôlego e continuar seu programa nuclear.
A Coreia do Norte vive uma crise humanitária, e o Brasil já enviou 16 mil toneladas de alimento ao país, número que deve chegar a 21 mil toneladas nos próximos meses, segundo a Folha de S.Paulo. A Coreia do Norte já enfrentou crises de alimentos, e o governo americano interrompeu a ajuda humanitária ao país depois que o governo lançou um foguete em abril. O temor é que o lançamento tenha sido o teste de um míssil.
De acordo com a Folha, o Itamaraty afirma que a doação de alimentos é regulamentada por uma lei de junho do ano passado, que prevê a ajuda a países com carências alimentares.

http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2012/05/19/coreia-do-sul-critica-ajuda-brasileira-a-vizinho-do-norte/


**********************

LEI Nº 12.429, DE 20 DE JUNHO DE 2011.

Conversão da Medida Provisória nº 519, de 2010

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

María disse...

Sei que o texto não é seu, mas ainda assim não posso deixar de lembrar-me de uma observação de Durkheim: "Cada qual considera bárbaro, aquilo que não é seu"