O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

1014) Ainda o FSM de Belém: amadurecendo aos poucos

Um dos principais organizadores do FSM de Belém acha que ele precisa de uma "agenda mais clara", o que eu também acho...
Ele também afirmou que o FSM precisa caminhar para uma "maior 'convergência nos debates' de um fórum que há anos tenta superar a excessiva fragmentação de idéias e atividades", com o que eu não poderia concordar menos.
Proponho que eles leiam algumas de minhas críticas, neste livro, integralmente disponível em meu site: Globalizando: ensaios sobre a globalização e a antiglobalização.

Crise no mundo globalizado motivará debates no Fórum Social Mundial

Um Fórum Social Mundial revitalizado pela crise global, terá sua nova edição entre 27 deste mês e 1º de fevereiro em Belém. A crise na economia mundial promoverá na capital paraense um debate mais concreto sobre "o caráter da crise" e o modelo de desenvolvimento, disse Cândido Grzybowski, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), e um dos primeiros organizadores do FSM. Está prevista a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento nos dias 29 e 30, deixando de lado do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

O Fórum surgiu em 2001 de uma iniciativa "contra a globalização que agora está em crise", disse Grzybowski. "Uma agenda mais clara" sobre alternativas de desenvolvimento deve surgir desse encontro de Belém, afirmou. Isso significa maior "convergência nos debates" de um fórum que há anos tenta superar a excessiva fragmentação de idéias e atividades.

Em Belém espera-se a participação demais de cem mil pessoas em cerca de 2.600 atividades, entre seminários, conferências, assembléias, atos culturais, marchas e outras formas de debate e manifestação, além de reuniões paralelas, como as de autoridades locais e as do Acampamento Intercontinental da Juventude. O fórum termina com o "Dia das Alianças", dedicado a assembléias de coalizões e redes para aprovar ações conjuntas. Este mecanismo pretende estimular aglutinações que avançaram pouco em edições anteriores, reconheceu o diretor do Ibase.

A escolha de Belém, na Amazônia, faz prever também uma ênfase na questão ambiental e climática, além de social. Será a oportunidade de dar voz aos indígenas, ribeirinhos, extratores e outros povos da Amazônia. Os movimentos e as organizações sociais da Amazônia querem discutir modelos de desenvolvimento e alternativas locais.

Na área cultural serão mais de 300 atividades divididas em: artes plásticas; artes cênicas; cinema; cortejos e festas; música; leituras e poesias; oficinas e vivências político-culturais. Destaque para o documentário do cineasta americano Daniel Junge "Eles Mataram Irmã Dorothy", um documentário longa metragem que denuncia a impunidade na Amazônia e analisa o julgamento dos assassinos da missionária Dorothy Stang. Para mais informações sobre o FSM, acesse: http://www.forumsocialmundial.org.br

3 comentários:

Dizza Wischansky disse...

Em novembro do ano passado participei de uma pesquisa popular sobre o FSM2009 na cidade de Belém. Foi constatado que uma grande parte da população não sabia do que se trata o evento, mas tinha interesse em saber e, quem sabe, participar.
O Fórum começou a ser melhor divulgado agora, nas vésperas do evento.
Vou participar do Fórum e espero que, com ele, consigamos propor alternativas eficazes e efetivas para o desenvolvimento.

Anônimo disse...

De fato o FSM ainda não oferece a organização e clareza que um evento desse porte requer, na minhas pesquisa na própria universidade -acredite - de Ciências Socias poucas pessoas tinham conhecimento da data do Fórum. Outro fator que me chateia nesse FSM é que ele serve sempre de palco pra radicalistas, que o Fórum tenha sido criado para contrapor o forum econômico eu até entendo, mas não precisa virar anarquista pra discutir soluções alternativas, talvez por isso meus amigos me chamam de diplomata, por que não entendo esse preto ou branco, o mundo definitivamente é cinza.

Anônimo disse...

Olá Paulo Roberto,

Eu não poderia concordar mais com você. O Fórum não tem foco nenhum e ao invés de um grito forte com uma proposta coerentes são vários gritos díspares, muitas vezes incoerentes entre si.

Em 2005 fui no FSM de Porto Alegre. Aqui está (http://innomics.files.wordpress.com/2007/11/debat61.pdf) , na página 20, uma pequena resenha que escrevi na ocasião sobre o mesmo. É um verdadeiro “self-service” de ideologias.

Um abraço,

Renato Orozco