O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 20 de janeiro de 2013

Ah, esses vis exploradores capitalistas, imperialistas, americanos arrogantes...

Um pouco como o funcionário público que deixa o paletó na cadeira para fingir que está trabalhando. Esse americano explorava a mão-de-obra chinesa em seu favor. Desse jeito os imperialistas ficam ricos: explorando os mais pobres e oprimidos...
Bem, mas se foram eles que inventaram tudo isso, como é que os chineses poderiam fazer, sem os perversos exploradores americanos? Qual mercado solicitaria suas competências?
Paulo Roberto de Almeida

Americano é flagrado terceirizando trabalho a chineses para passar o dia navegando na internet

  • Desenvolvedor de software deu a chineses acesso remoto ao seu computador na empresa em que trabalhava
  • Ele passava o dia assistindo a vídeos no Youtube e navegando em sites como Reddit, eBay e Facebook
  • O Globo, 18/01/2013 


RIO — Um desenvolvedor de software americano foi flagrado terceirizando seu trabalho diário para chineses só para passar o dia inteiro assistindo a vídeos de gatos no Youtube e caçando ofertas no eBay. O funcionário, identificado apenas como Bob, pagava um quinto do seu salário anual para uma empresa de Sheniang, na China, realizar suas tarefas.
A “malandragem” foi descoberta depois que a firma em que Bob trabalhava — uma grande empresa da área de infraestrutura cujo nome não foi revelado — notou atividade anômala em sua Rede Privada Virtual (VPN, na sigla em inglês) e encomendou uma investigação à operadora Verizon.
Redes VPN permitem que funcionários acessem de qualquer lugar suas estações de trabalho. Valendo-se dessa tecnologia, Bob deu acesso ao seu computador à companhia chinesa. Ele ainda enviou sua chave de segurança por FedEx ao país asiático para burlar a autenticação que sua empregadora utilizava.
Segundo a Verizon, Bob recebia centenas de milhares de dólares por ano no emprego, enquanto pagava apenas US$ 50 mil aos chineses.
Como publicou o site “The Next Web”, a investigação concluiu que o dia a dia de Bob obedecia ao seguinte cronograma: ele chegava às 9h e assistia a vídeos de felinos no Youtube e navegava no site de compartilhamento de links Reddit até as 11h30m, quando saia para almoçar. Às 13h era hora de procurar ofertas no eBay. Ao Facebook e ao LinkedIn ele dedicava duas horas e meia, entre 14h e 16h30m. Só então Bob fazia alguma coisa produtiva: enviava um relatório por e-mail ao seu chefe sobre as tarefas que “realizou”. Às 17h chegava ao fim seu duro dia de “trabalho”.
O serviço dos chineses era excelente, já que Bob era avaliado como um funcionário de ótimo desempenho e chegou a receber o título de melhor desenvolvedor da companhia, pois os códigos de computador que criava eram elegantes e eficientes.
O relatório da Verizon descreve Bob como um sujeito de família na casa dos 40 anos, quieto e inofensivo. Seu pecado mesmo era a preguiça, já que tinha todas as condições técnicas para realizar o seu trabalho, sendo versado em diversas linguagens de programação.
O caso foi descoberto em 2012 mas só veio a público esta semana. Bob já não trabalha mais na companhia.

Um comentário:

John Galt disse...

PRA,

1. o Bob é genial!

2. será que a empresa americana irá contratar os ex-funcionários do Bob, ou estará ela muito comprometida com a "justiça social"?

Abs.,