O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Miriam Leitao: Dois pesos e duas medidas na diplomacia brasileira

Miriam Leitão: 'Diplomacia brasileira tem dois pesos e duas medidas'
Bom Dia Brasil, 10/01/2013

A comentarista lembra que, no episódio do impeachment no Paraguai, foi contra a decisão inconstitucional do governo, mas agora apoia o chavismo.

O governo brasileiro já deu sinais de apoio aos chavistas, na Venezuela. Mas olhando para o Mercosul, são dois pesos e duas medidas, pensando no Paraguai. O país, nosso sócio estratégico de energia, foi suspenso do Mercosul por uma decisão liderada pelo Brasil, depois que o vice-presidente assumiu o governo e depôs o presidente com um rito sumário. O Brasil disse que ele não teve direito de defesa, e que isso é antidemocrático. É verdade.
Mas o que está acontecendo na Venezuela é que eles não estão respeitando a letra da lei. Está óbvio o que está escrito. Engraçado que um chavista, o Diosdado Cabello, presidente da Assembleia, que seria presidente. Mas eles resolveram, por uma conveniência do chavismo e briga entre os grupos chavistas. Isso fere a Constituição, que prevê outra saída. Como Nicolas Maduro não foi eleito, mas escolhido por Chávez, ele tem menos legitimidade ainda.
O Brasil apoia qualquer coisa que a Venezuela faça, e chama de democrático, mas trata o Paraguai dessa forma, liderando politicamente a decisão e sem reconhecer a decisão da Corte do Paraguai. No caso da Venezuela, o Brasil reconhece. Dois pesos e duas medidas na diplomacia brasileira.

2 comentários:

Luciana disse...

Eu, brasileira, e meu marido, paraguaio, estamos acompanhando de perto o desenrolar da politica venezuelana, principalmente como o Mercosul reage as "picotacoes" do governo bolivariano de Chavez a Constituicao Venezuelana. Meu marido ficou horrorizado com o comportamento do Mercosul, jogando o Paraguai de lado e abracando a Venezuela no grupo nove meses atras. O Congresso paraguaio agiu de acordo com a constituicao em desbancar o Lugo do poder. Pra completar o circo, o governo do lider da America do Sul, Dilma vai de novo pisar da bola em relacao as Relacoes Exteriores, aceitando a palhacada do governo venezulano que estah assassinando a propria constituicao que Chavez criou.
O Mercusul tem que ter vergonha na cara e expulsar a Venezuela.
Alias, esta sendo interessante ver um pais estah sendo governado a distancia pois todo o time venezuelano aparentemente se mudou pra Cuba indefenitivamente.
Somos um tanto quanto imparcial pois residimos nos Estados Unidos e nao sentimos os problemas na propria pele.
Ando postando estes tipos de comentarios no Terra, Estadao, Veja nas ultimas semanas.

JOB FERREIRA DA CUNHA disse...

NA MAIORIA DAS VEZES , SINTO VERGONHA DE SER BRASILEIRO ...UMA FRASE DO GENERALISSIMO FRANCÊS , DEFINE EXATAMENTE O BRASIL - O BRASIL NÃO È UM PAÍS SÉRIO .....