O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Stalin, Kruschev e o início da derrocada do comunismo mundial

Um pouco tarde, mas importante a lembrança. Recomendo a leitura do livro de Osvaldo Peralva, O Retrato. Tem muitos defeitos, mas faz um retrato, efetivamente, do nosso stalinismo, a cargo daquele grande idiota do Prestes.


NESTA DATA 

Começa o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética

No dia 14 de fevereiro de 1956, teve início o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética onde Nikita Kruschev apresentou um relatório sobre os abusos da Era Stalin

Começa o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética
Nikita Kruschev (esquerda) foi um dos colaboradores íntimos do ex-líder soviético Stalin (direita) desde a década de trinta (Reprodução/Wikimedia Comons)

No XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), o então secretário do partido, Nikita Kruschev, apresentou para os delegados soviéticos e alguns poucos representantes dos partidos das “democracias populares” um relatório sobre a Era Stalin, que também ficou conhecido como Discurso Secreto.
Kruschev foi um dos colaboradores íntimos do ex-líder soviético desde a década de 1930. No Congresso, que teve inicio no dia 14 de fevereiro de 1956, o antigo colaborador denunciou o culto à personalidade de Stalin, que havia morrido há três anos.
No documento, Kruschev acusou Stalin pelo uso indevido e indiscriminado de violência, por execuções e por fraudes judiciais, desconstruindo a imagem de herói que a propaganda oficial do governo soviético divulgava desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Apesar das críticas, Kruschev reconheceu que Stalin prestou grandes serviços ao Partido Comunista da União Soviética e à classe operária, e pediu que as questões ali discutidas não fossem divulgadas à imprensa. Porém, pouco tempo após o discurso, a imprensa ocidental já sabia da notícia e divulgou partes do documento.

Nenhum comentário: