Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
quinta-feira, 10 de outubro de 2024
Uma questão existencial para a diplomacia brasileira profissional - Paulo Roberto de Almeida
Uma questão existencial para a diplomacia brasileira profissional
Paulo Roberto de Almeida
Diplomata aposentado, professor
Existe um pequeno grupo de países muito bem conhecido por suas nítidas posições antiocidentais, aliás com pronunciamentos especialmente agressivos contra o mundo ocidental (Coreia do Norte e Irã, por exemplo), alguns deles bastante desafiadores contra uma chamada “ordem global ocidental” (como a Venezuela e a China) e mesmo um grande, totalmente dedicado a uma guerra de agressão contra um país candidato a integrar a UE e a Otan, que obviamente é a Rússia de Putin.
Pois bem, a questão aqui — e ela é séria, propriamente existencial para a diplomacia profissional extremamente competente e reconhecidamente prestigiosa do Itamaraty — é a de SABER QUAL É A POLÍTICA EXTERNA do atual governo brasileiro com respeito às relações do Brasil com esse grupo de países e no tocante a um deles em especial, a Rússia, que violou a Carta da ONU — o que já foi afirmado pelo Brasil no CSNU e na AGNU — e que continua a levar um morticínio desumano e uma destruição devastadora contra a infraestrutura da Ucrânia.
O governo, no Planalto, a diplomacia, no Itamaraty, têm algo a dizer sobre essa guerra, assim como se pronunciam abundantemente sobre os conflitos no Oriente Médio, o massacre conduzido contra civis palestinos na Faixa de Gaza e os ataques do governo Netanyahu, por exemplo?
Qual é, DE FATO, a posição do governo brasileiro e sua diplomacia sobre o estado de tensão existente entre esse pequeno grupo de países e a comunidade ocidental, à qual a população brasileira se julga um membro tradicional e fiel aderente a seus princípios e valores.
Paulo Roberto Almeida
Brasília, 9/10/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.