sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Revista Será? Desde 2012 acompanhando o fluxo da história - Faço parte da tribo agora... Paulo Roberto de Almeida

PRA: Faço parte da tribo doravante. Je suis de la tribu, desormais... I'm member of the guys, onwards... (vou transcrever minha colaboração).


Revista Será?
Desde 2012 acompanhando o fluxo da história.
ANO XIV Nº681


Recife, 24 de outubro de 2025.

Caro leitor,

Nesta nova edição da Revista Será?, convidamos você a refletir sobre o choque entre progresso e prudência, poder e ética, razão e emoção — tensões que atravessam nosso tempo e animam as páginas que seguem. Do petróleo à política global, da diplomacia às artes, esta edição percorre os contrastes de um mundo em transição.

Abrimos com o editorial “A transição energética e o petróleo da Margem Equatorial”, que questiona as contradições entre o discurso verde do Brasil e a decisão de ampliar a exploração de combustíveis fósseis. Na sequência, Abraham B. Sicsú, em “O Petróleo é nosso, para quê?”, debate o dilema entre desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental. Sérgio C. Buarque, em “A guerra suja de Trump”, denuncia a brutalidade de uma política externa que viola direitos humanos em nome da hegemonia.

Com brilho analítico, o diplomata Paulo Roberto de Almeida, em “Opções da diplomacia brasileira num mundo em desordem”, defende uma política externa coerente e autônoma. Já Helga Hoffmann, em “Eleições parlamentares na Argentina e a aposta de Trump”, revela os riscos geopolíticos da nova “diplomacia financeira” americana na América Latina.

Na esfera da cultura, Rui Martins, em “O incrível roubo no Museu do Louvre”, transforma um crime em reflexão sobre a fragilidade simbólica da arte; Paulo Gustavo, em “O Que há Numa Voz?”, faz um elogio sensível à voz humana como expressão da alma; e José Paulo Cavalcanti Filho, em “Conversas de ½ Minuto (47), Charlas Portuguesas”, celebra com humor e ternura o espírito lusitano e a poesia do cotidiano.

Encerramos, como sempre, com a irreverência e a precisão crítica da charge de Elson.

*

Os editores da Revista Será? têm a satisfação de dar as boas-vindas ao professor e diplomata Paulo Roberto de Almeida, que passa a integrar, a partir desta edição, o nosso corpo de articulistas. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas e mestre em Planejamento Econômico pela Universidade de Antuérpia, Paulo Roberto de Almeida traz à Revista a experiência de mais de quatro décadas dedicadas à diplomacia brasileira, ao ensino e à reflexão sobre relações internacionais. Sua presença reforça o compromisso da Revista Será? com o pensamento crítico, plural e comprometido com o debate público de qualidade.

Boa leitura.
Os Editores

Índice

A transição energética e o petróleo da Margem Equatorial - Editorial
O Petróleo é nosso, para quê? - Abraham B Sicsú
A guerra suja de Trump - Sérgio C. Buarque
Opções da diplomacia brasileira num mundo em desordem - Paulo Roberto de Almeida
Eleições parlamentares na Argentina e a aposta de Trump - Helga Hoffmann
O incrível roubo no Museu do Louvre - Rui Martins
O Que há Numa Voz? - Paulo Gustavo
Conversas de ½ Minuto (47), Charlas Portuguesas (1ª Parte) - José Paulo Cavalcanti Filho
Última Página, a charge de Elson

Revista Será?
Por um diálogo crítico, independente e transformador.

Uma organização sem fins lucrativos.

Leia, Compartilhe e Apoie!
Apoie nosso projeto, seja um doador

Nosso PIX pix@iepfd.org

www.revistasera.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.