Mostrando postagens com marcador Mais reflexões sobre a História. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mais reflexões sobre a História. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Mais reflexões sobre a História - Paulo Roberto de Almeida

Mais reflexões sobre a História 
Dos três super poderes imperiais da atualidade dois são governados por psicopatas insanos. Governados não é bem a palavra: estão sendo na realidade desgovernados. Em função do jeito autocrático de desgovernar, os dois vão precipitar o declínio de seus respectivos impérios.
Só vai sobrar um império autocrático, promotor da economia de mercado guiada pela mão visivel do Estado, mas defensor justamente da via autocrática de governança. 
Sobrou para a velha Europa resgardar e fortalecer as virtudes, práticas e princípios das democracias de mercado e das liberdades humanistas. Não sei se conseguirá, com o tremendo afluxo de refugiados e de miseráveis do mundo que potencializa as forças, partidos e movimentos racistas, xenófobos e reacionários.
Poderá a China algum dia converter-se numa democracia liberal? No futuro previsível dificilmente. 
O Iluminismo humanista ainda é um pequeno espaço de racionalidade num oceano de brutalidades e de corrupção. O Brasil que o diga.
Nem tudo está perdido, por. Sempre surgem alguns quilombos de resistência intelectual. Pelo menos acho…
Paulo Roberto de Almeida
Brasilia, 25/06/2026

Postagem em destaque

O tempora, o mores - Paulo Roberto de Almeida

O tempora, o mores… Paulo Roberto de Almeida Antigamente, muito antigamente, na Velha República, os presidentes eram eleitos em eleições ger...