Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;
De seus povos, de sua água, dos animais, daquela imensidão toda. Como transformar esse patrimônio em motivo de orgulho e preservação? Líderes indígenas, cientistas e fotojornalistas indicam caminhos possíveis para evitar que ela seja devastada.
Neste dia 5 de setembro celebramos a Amazônia, um dos maiores patrimônios naturais da humanidade.
A seguir, conteúdos de Semana da Gama e indicações de leitura do Nexo Jornal que falam sobre preservação, desmatamento, os povos tradicionais que ali habitam, passado, presente e futuro da maior floresta tropical do planeta.
Gazeta do Povo é um jornal declaradamente conservador, e até pode ser acusado de direita e reacionário. Os filmes que o jornal considera como sendo conservadores, não precisam ter essa vertente política ou filosófica para serem grandes filmes, basta serem grandes obras de arte para que se possa apreciá-los. Paulo Roberto de Almeida
“Onde Está Segunda?”
Com ares de superprodução, este título da Netflix traz um futuro distópico muito parecido com o período da política do filho único da China . Ninguém pode ter mais que um filho e o Estado totalitário controla todos de forma rígida para que isso seja cumprido. Um bom exemplo de um filme cheio de ação e com grandes atores que pode funcionar como um alerta para algo que pode ocorrer no futuro. Duvida? Pergunte aos chineses que conviveram com esse regime entre 1980 e 2016.
Como as coisas mudam em três anos. Em 2017, quando estreou, “O Destino de Uma Nação” fez justiça com a história de Winston Churchill , um homem que, apesar de todos os seus defeitos, guiou a Inglaterra, praticamente sozinho por um bom tempo, contra o domínio alemão na Europa. Foram tempos difíceis, que o filme mostra com precisão. Por isso, em tempos nos quais autoproclamados antifascistas atentam contra a estátua de Churchill em Londres, “O Destino de Uma Nação” tenha seu valor renovado justamente por enaltecer o maior antifascista de todos os tempos.
Um bairro negro na periferia de Los Angeles provavelmente não é o primeiro lugar que vêm à mente das pessoas quando alguém fala em caubóis americanos. Mas, como mostra o documentário “Fire on the Hill”, o bairro de Compton, um dos mais violentos do país, é um celeiro de peões de rodeio . O filme conta a história do estábulo conhecido como “The Hill”, formado para dar uma alternativa de vida aos jovens da comunidade. Além de mostrar que a força moral do indivíduo é capaz de superar a influência negativa do meio, o documentário desmonta alguns mitos da esquerda americana sobre o chamado racismo sistêmico. Vale a audiência.
Quanto dinheiro é dinheiro demais? O documentário “A Geração da Riqueza” mergulha no universo dos super-ricos – ou dos super-fúteis – para explorar essa pergunta. A diretora Lauren Greenfield, reuniu 25 anos de material neste filme, o que permite acompanhar a evolução de algumas das pessoas retratadas. Spoiler: a obsessão pelo dinheiro, pela fama e pela aparência não costuma levar a grandes resultados. E, embora essa crítica seja feita mais pela esquerda do que pela direita, é bom lembrar que existe uma longa tradição conservadora contra o materialismo exacerbado. Como dizia Aristóteles, a felicidade não depende do acúmulo de dinheiro, mas do cultivo das virtudes.
Pouco conhecida fora da República Checa, Milada Horakova foi uma heroína cuja história ainda impressiona: perseguida por nazistas e por comunistas, ela não se dobrou - e pagou caro por isso. “Milada”, que conta esta história, também funciona como uma alegoria da então Checoslováquia, que foi violada tanto pelo exército de Hitler quanto pelos soviéticos (embora estes, em tese, se apresentassem como libertadores). Poucas pessoas enfrentaram tão abertamente os dois regimes mais assassinos que a Europa já conheceu. “Milada” é, por isso, uma ode ao valor da convicção individual e do amor à pátria diante do totalitarismo.
“Uma Viagem Extraordinária”
São poucos os filmes que conseguem retratar a riqueza do universo infantil sem, entretanto, serem filmes infantis. “Uma Viagem Extraordinária” está nesta lista. A obra gira em torno de T.S. Spivet, um garoto de inteligência rara que vive em uma fazenda em Montana. Ao ganhar um prêmio científico, ele decide atravessar o país sozinho para receber a comenda. Com uma fotografia belíssima e atuações cativantes, “Uma Viagem Extraordinária” mostra que as luzes da cidade grande não são capazes de substituir o afeto da família.
“O Contador de Auschwitz”
Um dos grandes debates morais provocados pelo terror do Holocausto envolveu os limites da responsabilidade individual. Se uma engrenagem oficial foi montada para exterminar judeus, cada indivíduo é apenas uma peça nesse sistema. O mal se torna banal, como descreveu a filósofa Hannah Arendt. O documentário “O Contador de Auschwitz” acompanha o julgamento de Oskar Gröning, que aos 93 anos de idade finalmente foi levado ao tribunal por ter atuado no campo de concentração . A pergunta-chave do filme vem de um dos entrevistados: “Se você pune um homem de 93 anos por algo que ele fez quando tinha 23, você ainda está punindo a mesma pessoa que cometeu o crime?” O documentário responde a pergunta mostrando o depoimento de vítimas do nazismo.
“Partida Fria”
Em plena Crise dos Mísseis (o momento mais tenso da Guerra Fria), o melhor enxadrista americano viaja à Polônia para enfrentar o campeão soviético. Esta é a trama de “Partida Fria”, que é menos sobre o jogo de xadrez e mais sobre os subterfúgios das duas potências para descobrir segredos de Estado do inimigo. Embora a história seja fictícia, o filme dirigido pelo polonês Lukasz Kosmicki retrata com realismo a brutalidade e falta de princípios do regime comunista. Além disso, tomando a partida de xadrez como uma metáfora da Guerra Fria, a obra também destaca o papel da Polônia no jogo de interesses da geopolítica do pós-guerra.
“Dezessete”
O filme “Dezessete”, é uma espécie de Dom Quixote da Espanha pós-recessão econômica . Nele, dois irmãos desajustados, acompanhados pela avó moribunda, viajam pelo território espanhol em busca de um cachorro desaparecido. Na jornada, eles acabam estreitando os laços e se deparando com os próprios defeitos. O filme retrata, com um certo ar de desolação, uma geração sem vínculos com o lugar de origem e sem grandes propósitos na vida. Ao seu modo, “Dezessete” reforça o argumento conservador em favor de famílias fortes e comunidades fortes - e demonstra que é possível aprimorar as virtudes mesmo em situações pouco propícias.
A capa da Foreign Affairs é bastante eloquente: Trump criou um mundo fragmentado, dividido, esfacelado. Essa é a sua herança. Se ele continuar mais quatro anos, o mundo estará irremediavelmente pior do que antes. O mesmo ocorre no Brasil: se tivermos continuidade do atual desgoverno, o Brasil se atrasará por um delegando período de retrocessos. Paulo Roberto de Almeida
What’s Inside
After nearly four years of turbulence, the United States is increasingly isolated and prostrate—but there’s no going back.
How will historians judge President Donald Trump’s handling of American foreign policy? Not kindly, writes Margaret MacMillan in this issue’s lead package. After nearly four years of turbulence, the country’s enemies are stronger, its friends are weaker, and the United States itself is increasingly isolated and prostrate.
Richard Haass notes that “Trump inherited an imperfect but valuable system and tried to repeal it without offering a substitute.” The result, he claims, “is a United States and a world that are considerably worse off.” Dragging his party and the executive branch along, the president has reshaped national policy in his own image: focused on short-term advantage, obsessed with money, and uninterested in everything else.
His opponent has pledged to repudiate Trump’s approach if elected, embracing international cooperation and restoring American global leadership. But is that even possible now? Most of the world looks at Washington with horror and pity rather than admiration or respect, and the one thing many of Trump’s domestic supporters and critics agree on is there’s no going back.
“Washington cannot simply return to the comfortable assumptions of the past,” argues Nadia Schadlow, a former deputy national security adviser in the Trump administration. Great-power competition is inevitable, and multilateral cooperation is for suckers. Ben Rhodes, who also served as a deputy national security adviser, but in the Obama administration, agrees that the liberal international order is defunct. Rather than try to revive it, he wants Washington to shape a new and better one by checking its privilege, avoiding hypocrisy, and attacking global inequality.
From that perspective, the mass protests against racism that erupted this past spring after the police killings of George Floyd and other Black Americans represent not just a national reckoning but also a call to arms, as the issue’s second package explains. Keisha Blain shows that the struggle for civil rights in the United States has always been part of a global struggle for human dignity. Suzanne Mettler and Robert Lieberman observe that tense debates over national identity grow even more dangerous when played out against a backdrop of political polarization, economic inequality, and concentrated executive power. Fortunately, Laurence Ralph points out, at least in the case of police reform, there are good international models to follow—although little evidence yet that Americans are prepared to adopt them.
“America is not a lie; it is a disappointment,” the political scientist Samuel Huntington once wrote. “But it can be a disappointment only because it is also a hope.” The challenge now is to keep that hope alive.
De fato, estamos acostumados a ler transcrições da segunda parte deste famoso discurso de Martin Luther, que começa justamente pelas famosas palavras, que já são cópia da Declaração de Independência: I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: “We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal.” Mas a primeira parte do discurso contém outras passagens igualmente memoráveis, que foram aqui transcritas por The Globalist, e que se referem às promessas não cumpridas dos Founding Fathers. No caso do Brasil, as promessas não cumpridas foram as da Abolição, que ficaram sem escolas, sem reforma agrária, sem vida digna para os negros, que se refugiaram nos quilombos criados depois, ou nas favelas suburbanas e urbanas. Mas o discurso também contém outras advertências aos negros, notadamente a de que eles se abstenham de violência, contra a violência da polícia, até hoje visível e evidente: We must forever conduct our struggle on the high plane of dignity and discipline. We must not allow our creative protest to degenerate into physical violence. Sábias palavras, que precisam ser sempre relembradas. Paulo Roberto de Almeida
MLK’s “I Have a Dream” Speech: The Forgotten Half
The passage of time has only heightened the urgency of Martin Luther King’s sobering message. We present the parts almost never quoted.
This Globalist Document is adapted from Dr. Martin Luther King, Jr.’s 1963 speech at the steps of the Abraham Lincoln Memorial in Washington, D.C. It was later dubbed the “I Have a Dream” speech. The less-quoted first part of his speech, even 57 years later, is a powerful condemnation of the status quo, and bears revisiting.
In a sense we’ve come to our nation’s capital to cash a check. When the architects of our republic wrote the magnificent words of the Constitution and the Declaration of Independence, they were signing a promissory note to which every American was to fall heir.
This note was a promise that all men, yes, black men as well as white men, would be guaranteed the “unalienable Rights” of “Life, Liberty and the pursuit of Happiness.”
It is obvious today that America has defaulted on this promissory note, insofar as her citizens of color are concerned.
Instead of honoring this sacred obligation, America has given the Negro people a bad check, a check which has come back marked “insufficient funds.”
But we refuse to believe that the bank of justice is bankrupt. We refuse to believe that there are insufficient funds in the great vaults of opportunity of this nation.
And so, we’ve come to cash this check, a check that will give us upon demand the riches of freedom and the security of justice.
We have also come to this hallowed spot to remind America of the fierce urgency of Now. This is no time to engage in the luxury of cooling off or to take the tranquilizing drug of gradualism.
Now is the time to make real the promises of democracy. Now is the time to rise from the dark and desolate valley of segregation to the sunlit path of racial justice.
Now is the time to lift our nation from the quicksands of racial injustice to the solid rock of brotherhood. Now is the time to make justice a reality for all of God’s children.
It would be fatal for the nation to overlook the urgency of the moment. This sweltering summer of the Negro’s legitimate discontent will not pass until there is an invigorating autumn of freedom and equality.
1963 is not an end, but a beginning. And those who hope that the Negro needed to blow off steam and will now be content will have a rude awakening if the nation returns to business as usual.
And there will be neither rest nor tranquility in America until the Negro is granted his citizenship rights. The whirlwinds of revolt will continue to shake the foundations of our nation until the bright day of justice emerges.
But there is something that I must say to my people, who stand on the warm threshold which leads into the palace of justice: In the process of gaining our rightful place, we must not be guilty of wrongful deeds.
Let us not seek to satisfy our thirst for freedom by drinking from the cup of bitterness and hatred.
We must forever conduct our struggle on the high plane of dignity and discipline. We must not allow our creative protest to degenerate into physical violence.
Again and again, we must rise to the majestic heights of meeting physical force with soul force.
I am not unmindful that some of you have come here out of great trials and tribulations. Some of you have come fresh from narrow jail cells.
And some of you have come from areas where your quest — quest for freedom left you battered by the storms of persecution and staggered by the winds of police brutality.
You have been the veterans of creative suffering. Continue to work with the faith that unearned suffering is redemptive.
Go back to Mississippi, go back to Alabama, go back to South Carolina, go back to Georgia, go back to Louisiana, go back to the slums and ghettos of our northern cities, knowing that somehow this situation can and will be changed.
Let us not wallow in the valley of despair, I say to you today, my friends.
And so even though we face the difficulties of today and tomorrow, I still have a dream. It is a dream deeply rooted in the American dream.
I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: “We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal.”