O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Liaisons dangereuses: China e Rússia afrontando o mundo - Financial Times e PRA

 Retiro isto de um editorial recente do Financial Times, que se preocupa com o mundo:

“China-Russia: an economic ‘friendship’ that could rattle the world. After Putin’s invasion of Ukraine trade links between the two countries have strengthened. So have Beijing’s geopolitical ambitions.”

Editorial, 15/05/2024

Preocupante, deveras. O FT defende os velhos princípios do Iluminismo britânico, aquele que trouxe democracia e DH ao mundo. 

Pessoalmente, considero que é meu dever ético, como  servidor do Estado, mas primeiramente como cidadão consciente, criticar posições governamentais que colidem com valores e princípios tradicionais (até constitucionais) do país, quando extravasam para preconceitos político-ideológicos de escassa racionalidade instrumental ou diplomática. 

O Brasil de Lula 3 colocou o Brasil no campo das autocracias — China Rússia, Irã, Venezuela — e por isso considero ser necessário manifestar-me a respeito de posições que são indefensáveis no plano moral e no do Direito Internacional.

Justamente por respeitar o contribuinte (que me sustentou durante a carreira ativa na diplomacia), penso que devo usar minha expertise especializada (de origem, estudada, e a adquirida no itinerário profissional) para colocá-la a serviço da nação, com todos os requerimentos de uma postura empiricamente embasada em fatos, e não coonestar com posições que notoriamente se chocam com o que seria razoável admitir para uma nação comprometida com a democracia e os DH.

O governo Lula está mantendo relações perigosas com essas ditaduras, o que não corresponde ao nosso ideal de país, nem às normas consagradas na Carta da ONU e no Direito Internacional.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 16/05/2024


Nenhum comentário: