O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Secao: O seu, o meu, o nosso dinheiro...

Começou mais cedo do que se imaginava o esporte preferido de todo político brasileiro: arrancar dinheiro do seu bolso, caro leitor, e do caixa das empresas, para colocar no poço sem fundo do governo, sob alegação das boas causas e bons propósitos.
Alguém realmente acredita que o dinheiro da CPMF, se reintroduzida, vai efetivamente melhorar a saúde pública??? A alegação já era essa, em 1993, quando ela foi introduzida pela primeira vez (e se prolongou desde então, até ser politicamente interrompida, não pelas boas razões, pelo Senado).
Paulo Roberto de Almeida

Governador do PSB já mobiliza colegas para recriar a CPMF, o imposto do cheque

Realmente difícil crer que nem bem o governo Dilma Rousseff assumiu e já exista governador aliado querendo elevar a carga tributária. É o caso do governador reeleito do Piauí, Wilson Martins (PSB), que está mobilizando os governadores para recriar a CPMF. O discurso é o mesmo surrado de sempre: colocar mais dinheiro na saúde.

O problema da saúde no Brasil é de gestão e honestidade. O resto é conversa fiada para aumentar o poder dos maus gestores de fazer proselitismo com dinheiro da sociedade.

Wilson viaja nesta quarta a Brasília e terá reuniões em alguns ministérios, com o presidente Lula e com a presidente eleita Dilma Rousseff.

Wilson Martins está mobilizando os governadores do seu partido: de Pernambuco (Eduardo Campos), Ceará (Cid Gomes), Espírito Santo (Renato Casagrande), Paraíba (Ricardo Coutinho), Amapá (Camilo Capiberibe), e o petista baiano Jaques Wagner pela aprovação e regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destina recursos do Orçamento especificamente para a saúde. E para lutar pela reedição da CPMF com verbas também voltadas para este setor.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Paulo Roberto.
Escrevi um comentário mas não consigo postar. Acho que é grande demais. Qual o número máximo de caracteres que posso digitar?
Abraço.
P.S.: é um comentário sobre PT, Piauí, CPMF e Wilson Martins.

Paulo Roberto de Almeida disse...

z4lt3g0m (você foi batizado assim?; existe uma razão para não assinar seu próprio nome?),
Mande aos pedaços, em dois ou três comentários, mas observe as regras:
"Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo do post em questão. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). De preferência, formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, com um Português aceitável para os padrões da língua coloquial."
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

Não fui batizado assim (não seja ignorante)... só que quando se vai fazer uma postagem aqui um dos passos requeridos é botar o nome completo, o que eu fiz, pois a sequência para postagem afirma que o nome completo vai ser enviado ao blog (você não sabia?). Portanto pensei que meu nome apareceria sim... Aliás, me chamo Frederico A. P. Brandt, muito prazer. Gosto do seu blog e do que você posta nele. Só fiz uma pergunta direta da quantidade máxima de caracteres pra um comentário, mas não esperava um coice como resposta. (espero estar enganado, pois não vi humor nisso do batizado...).

Paulo Roberto de Almeida disse...

Frederico Brandt,
Eu estava brincando, mas ainda nao sei usar aqueles sinaizinhos de brincadeira que pululam por ai. Mas eu sou um jurassico perto de voce.
Confesso que nao sei, quantos caracteres este quadradinho permite. So sei que de vez em quando ele tambem recusa minhas respostas a comentarios. Eu salvo e posto no post, mas ele acaba aceitando o coitadinho.
Nao tenho a menor ideia de que o nome completo é enviado ao blog, veja como sou um ignorante, nem sabia que havia um Big Brother zelando por nos enquanto escrevemos essas bobagens...
Escreva tudo o que voce pensa, ou me mande uma mensagem pessoal que eu posto, via site.
Abracao,
Paulo Roberto de Almeida