Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
A Era do Gelo, 1: politica cambial do governo
O que acontece com o esquilo e sua noz, eu não sei. Talvez em algum Era do Gelo 24, o coitado do esquilo consiga comer a sua noz. Até lá permaneceremos na dúvida.
Bem, isso para dizer que o pronunciamento da presidenta eleita sobre a política cambial do governo me parece tão incerto quanto o destino do esquilo e sua noz, ou o destino da noz e o esquilo que vai atraz, ou ambos, whatever...
Se alguém puder me explicar qual é a política cambial do governo a partir dessas palavras da presidenta eleita, entrevista no Jornal Nacional, eu agradeço.
Até hoje estou tentando entender...
Paulo Roberto de Almeida
[Pergunta de William Bonner sobre política cambial]
Dilma: Eu acredito que a gente não pode correr o risco de querer menosprezar… Eu te diria assim: eu acho que o câmbio é flutuante. No entanto, indícios de que há hoje no mundo uma guerra cambial são muito fortes. Acho que tem moedas subvalorizadas. Eu acredito que uma das coisas importantes são as reuniões multilaterais em que fique claro que nós, por exemplo, iremos usar de todas as armas para impedir o dumping, a política de preços que prejudica as indústrias brasileiras, e vou olhar com muito cuidado, porque não acredito que manipular câmbio resolva coisa alguma. Nós temos uma péssima experiência disso.
Confesso que não entendi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário