O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Era do Gelo, 2: politica bancaria do governo

Se é verdade que se trata de uma política bancária, ou apenas de uma ação entre amigos e parceiros.
Da coluna diária do jornalista gaúcho Políbio Braga (12.11.2010):

Lula salvou os Ermírio de Moraes e Silvio Santos. Devia ?

O governo Lula vai marcando o seu governo por  um Proes que tem vergonha de usar o nome de Proes.

. Parodiando Dorian Gray, mas em versão brega, local, indecente, o governo Lula fez o Banco do Brasil salvar os Ermírio de Morais, ao mandar o Banco do Brasil comprar 49% do Banco Votorantim, tornando-se sócio dos magnatas de São Paulo. Agora repetiu a dose, ao salvar Silvio Santos, mandando a Caixa Federal comprar 49% do Banco PanAmericano.

. Os dois bancos paulistas estavam bichados. A quebra de nenhum deles produziria risco sistêmico.

. O editor quer saber por que razão o Congresso, o MPF, a CVM e o TCU deixam de investigar o que está acontecendo, sem desprezo pela análise da moralidade e da oportunidade dos negócios.

Um comentário:

Bella Beloca disse...

Eis o que todos querem saber: Por que o governo fez isso e por que só anunciaram a compra feita em setembro, depois do fim do período eleitoral?
Quis deixar esse microadendo só pra trazer novamente a minha simpática foto do insistente, corajoso e faminto esquilinho da Era do Gelo.
E pra mostrar pro Dr. Paulo que ainda o sigo.
Ficou lindo o novo design do Blog!
Parabéns!!
Grande abraço!