O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

As perigosas vaquinhas da Nova Zelandia e o oportunissimo protecionismo brasileiro

Vejam como os neozelandeses são perversos e traidores: com todo aquele território na imensa Oceania, eles devem ter rebanhos e mais rebanhos de vacas leiteiras, milhões delas. E como o país é muito rico, e pode desperdiçar dinheiro, eles vem torrando seu dinheiro despejando milhares de toneladas de leite em pós dessas vaquinhas especialmente produtivas, de úberes fartos (e baratos), no nosso pobre Brasil, onde como se sabe, os pobres criadores e fabricantes de leite em pó são competitivos e muito produtivos, mas por um motivo qualquer não conseguem competir com o leite em pó neozelandês, trazido do outro lado do mundo e pagando tarifas que são as nossas. Ainda assim, isso não é suficiente para proteger-nos da concorrência desleal e perversa dessas vaquinhas oceânicas.
Tem razão o ministro da Agricultura: uma medida introduzida em 2001, depois de alguns anos, se supõe, de investigação cuidadosa, como são feitos esses nossos processos antidumping, não foi capaz, até 2013, de dissuadir esses desleais neozelandeses.
Por isso, a Camex, esse valoroso órgão defensor dos interesses nacionais, já decidiu que as vaquinhas neozelandesas continuarão fazendo dumping de seus úberes fartos até 2018, pelo menos, se até lá não resolverem, ainda assim, aumentar as tarifas para algo mais proibitivo.
Oportuníssima essa medida, como vocês podem perceber. Bem no momento em que, depois de 12 anos, as vaquinhas iriam finalmente se livrar de nossa defesa comercial, vem a Camex e, pimba!, dá uma resposta oportuna a essas oportunistas...
Tudo pelo leite nacional, verde e amarelo...
En passant: os fabricantes nacionais também querem barrar o leite em pós dos hermanos uruguaios e argentinos, que também possuem vaquinhas poderosas e desleais. Em recente reuniao do setor, foram acertadas quotas intra-Mercosul, para as importacoes do nefando leite em pó da Argentina e do Uruguai. Ou seja, burocratas governamentais, pressionados pelos valentes produtores nacionais, passam o tempo discutindo restricoes ao comércio, em lugar de liberalizar os fluxos como seria o normal.
Assim vai o Mercosul.
Paulo Roberto de Almeida

Prorrogado antidumping sobre leite em pó da Nova Zelândia e União Europeia
Fonte: Mapa
Foi aprovada a prorrogação de direitos antidumping por cinco anos sobre a importação de leite em pó da Nova Zelândia e da União Europeia.
A proposta foi determinada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), nesta terça-feira (5/2).
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, que participou da reunião, destacou a importância da ação para o setor. “Estou satisfeito pela medida oportuna tomada pelo Governo contra uma prática no comércio internacional que prejudica os produtores de leite no Brasil”, destacou o ministro. 
  A medida aplica-se às importações do produto proveniente da Nova Zelândia, com alíquota de 3,9%, e da União Europeia (14,8%). Em fevereiro de 2001, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) estabeleceu a aplicação de alíquotas sobre o leite em pó produzido na Nova Zelândia e UE, por cinco anos, após análise de investigação de dumping.  
O prazo do antidumping havia sido prorrogado anteriormente em fevereiro de 2007.

Nenhum comentário: