O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Venezuela: especulando sobre o que pode ocorrer - Paulo Roberto de Almeida

Ninguém no mundo sabe prever o desenlace que pode ter a tragédia venezuelana. Pode terminar por um bimp, se os militares expatriarem o ditador e se submeterem ao “presidente encarregado” e à vontade popular; pode evoluir para um grande Bang, se houver guerra civil e intervenção estrangeira; e pode ter todas as variações possíveis entre esses dois extremos. Who knows?
O certo é que o Brasil está mal posicionado para participar de forma racional e coordenada de qualquer uma das hipóteses. Isso se chama ausência de liderança, posto simplesmente. 
Imagino que um contato constante com todos os interlocutores desse jogo complexo — incluindo as três grandes potências, os europeus e os latinos, além de ONU, OEA, o Papa, etc. — possa ajudar no encaminhamento de uma solução com o menor custo humano possível, em qualquer hipótese com a remoção do ditador, dos cubanos e com eleições livres no menor prazo factível. 

Mas, e este é um gande mas, nem todos os líderes são racionais, capazes é razoáveis. Podem prevalecer os piores instintos, como numa briga entre elefantes.

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 9/02/2019

Nenhum comentário: