O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Globalizacao e globalismo: um debate involuntario com Olavo de Carvalho - Paulo Roberto de Almeida

A pedidos, como se diz nas reprises de TV, retomo um assunto que eu preferia esquecer. Mas as pessoas insistem em assistir a um vídeo que eu não colocaria entre os meus preferidos.


Globalização e globalismo: um debate involuntário com Olavo de Carvalho

Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: resumo da ópera; finalidade: síntese das postagens]


Muitas pessoas, amigos e curiosos, continuam me perguntando sobre o meu “debate” com o Olavo de Carvalho, o que na verdade nunca ocorreu, pelo menos não voluntariamente (daí eu ter colocado o termo entre aspas). Explico mais uma vez e espero não ter mais de voltar a esse entrevero sumamente desagradável e totalmente sem importância, pelo menos para mim e para a filosofia universal. O que ocorreu, do meu ponto de vista foi um convite para uma entrevista, que por falha (ou outra razão) dos organizadores foi transformada em “diálogo”, o que não reconheço como tal, e até recuso essa designação. Explico o que houve e remeto às minhas postagens – das quais exclui as reverberações escatológicas do sofista da Virgínia e dos olavetes, por serem totalmente irrelevantes, e contrárias à moral pública – já colocadas neste espaço.
Depois de eu ter concedido, em outubro de 2016, uma entrevista aos promotores da série “Brasil Paralelo” (sobre a qual eu ignorava totalmente a existência e objetivos), sobre a diplomacia e a economia política do lulopetismo – que relaciono em primeiro lugar na lista abaixo –, fui novamente contatado pelos mesmos organizadores para dar nova entrevista sobre os temas do “globalismo e globalização”. Tudo bem, nunca me recusei a debater com jornalistas e formadores de opinião sobre quaisquer assuntos nos quais eu me considere minimamente competente, o que é o caso para a “globalização”, e não para essa fantasmagoria do “globalismo”, que é uma grande bobagem demencial dos adeptos de teorias conspiratórias (pelo lado da direita, pois a esquerda fica com o imperialismo e outras bobagens). Solicitei previamente um roteiro das perguntas e me preparei para a entrevista. Quando ela finalmente chegou, em dezembro de 2017, qual não foi a minha surpresa ao deparar-me, do outro lado da tela, com o personagem em questão, sem que eu tivesse a mínima ideia desse “diálogo”. Sem problemas: dei o meu recado, sem me intimidar com a defesa feita por OC do anti-globalismo, e dei por encerrado aquele desagradável “debate”, ao longo do qual fui atacado pelo sofista da Virgínia, sem que no entanto eu pretendesse atacá-lo ou às suas ideias. Apenas discordei de suas posições, nada mais do que isso, com base em meus argumentos preparados. Do seu lado, OC empenhou-se em me desmentir o tempo todo. Julguem como quiserem.
Mas, o interessante – e desagradável – ocorreu depois: o sofista da Virgínia e seus seguidores olavetes começaram a me atacar em tom grosseiro, escatológico, acusando-me de tudo aquilo que o personagem em questão reserva aos seus “inimigos ideológicos”, ou a quaisquer pessoas que dele discordem. Devo ter entrado na lista negra do OC, o que para mim é um excelente sinal de localização política, no GPS demencial desses “debates” medíocres que infestam as redes sociais. Acabei reunindo uma parte desses ataques numa postagem que coloquei neste blog em janeiro de 2018.
O que segue abaixo, portanto, é um roteiro de leituras, para os que se interessam por um “entrevero” que não deveria existir, pois eu simplesmente não teria aceito entrara em “diálogo” com personagem tão vistoso, digamos assim. Como corresponde a meu natural reservoso, prefiro ficar no meu canto, lendo, refletindo e escrevendo, e só participando de debates quando se trata de seminários de qualidade, não de “debates debiloides”. Enfim, fica a lição, para uma próxima vez, se houver. Acho que não...
Quem tiver paciência, pode seguir os links das postagens que relaciono a seguir, o primeiro a minha entrevista de 2016, o segundo o texto que preparei para a minha “entrevista” que se transformou involuntariamente em “diálogo”, como refletido na terceira postagem, de dezembro de 2017, e que contém o famoso vídeo que muitos querem ver. Finalmente, uma quarta, de janeiro de 2018, a postagem na qual eu tento encerrar esse “debate involuntário”, sumamente desagradável. Não me pegam outra vez.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 25 de fevereiro de 2019

Lista de postagens pertinentes:


2) 3202. “Globalismo e globalização: os bastidores do mundo”, Brasília, 7 dezembro 2017, 8 p. Notas preparadas para entrevista via hangout, para um programa da série Brasil Paralelo, sobre o processo de globalização e o conceito de globalismo. Texto disponível no Blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2017/12/globalizacao-e-globalismo-como.html). Apenas na gravação soube que seria em companhia de, e em contraposição a, Olavo de Carvalho.


3) Globalismo: Bastidores do Mundo: Debate entre Olavo de Carvalho e Paulo R. de Almeida. Programa transmitido em 11/12/2017 (link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=CkgQhnApLow).

4) 3215. “Um “debate” involuntário com Olavo de Carvalho: materiais disponíveis”, Brasília, 20 dezembro 2017, 3 p. (+3 OC). Questões sobre o globalismo e a globalização, como consequência do debate na gravação do Brasil Paralelo. Postado no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2017/12/um-debate-involuntario-com-olavo-de.html). Debate continuou, como resumido em dossiê compilado em 15/01/2018, sob n. 3228.

5) 3228. “Dossiê Globalismo: Brasil Paralelo e seu seguimento”, Brasília, 16 janeiro, 23 p. Compilação de todos os materiais relativos a esse assunto controverso, já objeto dos trabalhos n. 3202 e 3217, de 2017, e novamente 3224, de 2018. Postado parcialmente no blog Diplomatizzando (https://diplomatizzando.blogspot.com.br/2018/01/dossie-globalismo-brasil-paralelo-e-seu.html) e disponibilizado na plataforma Academia.edu (http://www.academia.edu/35667769/Dossi%C3%AA_Globalismo_Brasil_Paralelo_e_seu_seguimento).

Nenhum comentário: