Minha opinião sobre isso é muito simples: se o curso do Instituto Rio Branco visa capacitar e aperfeiçoar alunos que já são excepcionalmente bem preparados para o exercício da carreira diplomática, pois que submetidos a requerimentos altamente sofisticados de seleção, o melhor a fazer seria simplesmente consultá-los sobre as matérias, línguas e outras tecnologias operacionais que eles poderiam conceber como sendo úteis em sua formação complementar, ou especialização técnica, para o desempenho na carreira.
Acredito que esses alunos não são animais de laboratório para serem submetidos a experimentos ideológicos, que ainda são determinados de cima, sem consulta aos interessados.
Por vezes, consultar os clientes é a melhor solução. Pelo menos é assim que funciona no capitalismo, ou nas economias de mercado de orientação liberal.
Esta é a minha opinião e eu a partilho, como diriam os policiais Dupont e Dupond da série Tintin.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 19 de fevereiro de 2019
Novo curso do Itamaraty quer 'distanciar' novos diplomatas de suas 'amarras ideológicas'
Ementa da disciplina de Política Internacional provoca estranheza e críticas de especialistas por sugerir ‘reeducação’ dos alunos do Instituto Rio Branco; professor diz que foi mal entendido e que aulas terão pluralismo
André Duchiade
O Globo, 18/02/2019
O novo curso de Política Internacional do Instituto Rio Branco, instituição que forma os novos diplomatas brasileiros, tem como um dos objetivos distanciar os futuros diplomatas de “amarras ideológicas eventualmente adquiridas em sua formação anterior”.
“Em vez de ensinar ao estudante-diplomata uma determinada concepção da 'ordem internacional' contemporânea” e “cobrar a assimilação daquele conteúdo”, o curso terá como um dos propósitos treiná-lo a "conscientizar-se das amarras ideológicas eventualmente adquiridas em sua formação anterior, tomar distância delas, e passar a organizar seu trabalho com base em fatos, não em lugares-comuns e frases feitas", segundo sua ementa.
O curso será ministrado pelo embaixador Achilles Zaluar Neto, que mantém um blog sobre “literatura, religião, filosofia, pensamento político conservador”, entre outros. As aulas do curso serão debates sobre temas concretos, como a invasão do Iraque e o abandono do Euro, e em cada uma delas uma dupla de alunos defenderá posições contrárias.
A ementa diz que o curso treinará os estudantes para “diferenciar entre os especialistas verdadeiros — com pesquisa e análise reais e conhecimento prático do terreno e do tema — e os ‘fazedores de opinião’ onipresentes na mídia”, além de “respeitar e considerar uma ampla pluralidade de pontos de vista e ideias sobre temas internacionais, inclusive de fontes consideradas pela 'doxa' acadêmica e midiática como heterodoxas e não convencionais".
Zaluar é tido por colegas como um diplomata competente. Sua proposta de organizar o curso a partir de debates é considerada auspiciosa por alunos e especialistas, mas o tom e o vocabulário da ementa foram criticados por embaixadores e professores de relações internacionais.
— Esta formulação insinua uma abordagem de lavagem cerebral ideológica. Quando se fala em “liberar os diplomatas de amarras ideológicas da formação anterior”, o que se propõe é mudar opiniões e convicções de estudantes que se encontram em situação vulnerável, na necessidade de serem aprovados — afirma o embaixador aposentado e historiador da política externa brasileira Rubens Ricupero. — Nunca vi o uso desse tipo de expressão em nenhuma universidade daqui ou do exterior.
Para Ricupero, a premissa de que os outros têm amarras ideológicas é um “sinal claro de que você as tem”, o que, acrescenta, é “o que os comunistas faziam”.
— Partiam da premissa de que todos vinham com ideologia burguesa e tinham que ser reeducados. Isso é próprio de regimes totalitários. O que vejo é uma expressão do tipo de posição do atual ministro [das Relações Exteriores, Ernesto Araújo]. É uma tentativa de institucionalizar posições como as dele, que são o que chamamos de “lunatic fringe” [a franja lunática]. São opiniões que não têm nenhum tipo de legitimidade acadêmica.
No Instituto Rio Branco, que passou por uma reforma curricular neste semestre, a influência do chanceler já se fez sentir com a exclusão das disciplinas sobre história da América Latina e sobre organizações internacionais, que abordava o multilateralismo — um dos principais adversários de Araújo, que entende ser esta uma expressão do “globalismo”.
Segundo o professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas Oliver Stuenkel, o vocabulário sugere uma acusação aos estudantes:
— Ideologia é um termo bastante subjetivo. Quando falamos de pensamento ideológico, implicitamente dizemos que há interpretação mais objetiva. O conceito é empregado em tom acusatório, o outro é sempre ideológico e a própria opinião é livre de amarras ideológicas e traz uma perspectiva supostamente mais objetiva — afirma.
Stuenkel aponta ainda uma contradição entre os supostos “especialistas verdadeiros” e a recomendação de “fontes consideradas heterodoxas”.
— São expressões altamente subjetivas. O autor diz que é importante diferenciar especialistas verdadeiros com pesquisa e análise reais de fazedores de opinião, mas em seguida afirma ser necessário considerar pensamentos não convencionais. Mas, em geral, quem é visto como não convencional tem esse estatuto por não fazer pesquisa convencional. O programa tem um elemento de preocupação com supostas influências ideológicas, mas dependeria muito da perspectiva do coordenador do curso saber quem são os supostos acadêmicos reais e quem são os "fazedores de opinião".
Outro lado
Ao GLOBO, Zaluar disse que pode ter usado um tom “incisivo, para sacudir as premissas” e “liberar o debate” , mas que “foi mal entendido” e sua intenção é “estimular a liberdade de pensamento, o oposto à doutrinação”. Sua proposta, acrescentou, é permitir aos estudantes, quaisquer que sejam suas convicções políticas, identificar “as próprias premissas ideológicas” e “se autoanalisar”, de modo a encontrar as ferramentas mais apropriadas para o cotidiano diplomático.
— Todos nós temos nossa própria ideologia, resultado de nossa educação. O processo de educação é o de saber identificar as premissas ideológicas, quaisquer que sejam. O objetivo é refletir se os esquemas mentais que o aluno usa para as situações que encontrará no dia a dia são os mais adequados. O curso parte da premissa de estimular a total liberdade de expressão e pensamento. É o contrário da doutrinação ideológica — afirmou.
Zaluar diz que deseja ensinar os alunos a consultar “fontes primárias” com a maior frequência possível, como relatórios, pareceres e discursos. Textos de autores canônicos das relações relacionais que escrevem na imprensa e assinam artigos de opinião são bem-vindos, assegura.
— A finalidade do curso é provocar o debate. Muitas vezes, quando chegamos ao problema, estamos com nossa história anterior. Pessoas chegam com determinada fundamentação filosófica, mas ela não é a melhor para responder ao problema.
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A ementa insinua uma lavagem cerebral ideológica. O que se propõe é mudar opiniões de estudantes que se encontram em situação vulnerável.
Rubens Ricupero, embaixador
Todos nós temos nossa própria ideologia. O processo de educação é o de saber identificar as premissas ideológicas.
Achilles Zaluar Neto, embaixador e professor do Instituto Rio Branco
Quando falamos de pensamento ideológico, implicitamente dizemos que há outra interpretação objetiva.
Oliver Stuenkel, professor da FGV
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