O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 6 de abril de 2019

Jose Bonifacio, Patriarca da Independência: falecimento em 6/04/1838

Morre José Bonifácio, o ‘Patriarca da Independência’

Morre José Bonifácio, o ‘Patriarca da Independência’
José Bonifácio foi um dos principais nomes do processo de independência do Brasil (Foto: Wikipedia)
Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima
Em 6 de abril de 1838, morreu o estadista brasileiro José Bonifácio, um dos principais nomes do processo de independência do Brasil e figura política importante durante o Primeiro Reinado no país. Antes de ingressar na política, o “Patriarca da Independência”, como ficou conhecido, dedicou sua vida à ciência.
Nascido em Santos, em 13 de junho de 1763, de uma família de comerciantes ricos ligados à aristocracia portuguesa. Aos 20 anos de idade, foi para a Europa estudar ciências naturais e direito em Coimbra, em Portugal. Lá, se destacou como geólogo e permaneceu no continente por mais de dez anos viajando, financiado pela Corte portuguesa.
Retornou ao Brasil em 1819, aos 56 anos, e em pouco tempo se engajou no processo de independência da então colônia portuguesa. Com a Revolução Liberal do Porto, um movimento liberal que ocorria em Portugal, a Corte portuguesa exigiu em 24 de dezembro de 1821 que o Príncipe Regente D. Pedro retornasse à metrópole. José Bonifácio escreveu-lhe uma carta, exigindo a permanência de D. Pedro na colônia. O pedido foi atendido e D. Pedro permaneceu no Brasil.
Proclamada a independência do Brasil em 1822, José Bonifácio foi um dos responsáveis por organizar movimentos de repressão a grupos que resistiam à separação de Portugal. Foi ministro do Imperador brasileiro, agora D. Pedro I. No entanto, por divergências, rompeu com o Imperador e só reconciliou após passar seis anos exilado na França.
Em 1831, D. Pedro I abdicou o trono brasileiro para disputar o português com seu irmão D. Miguel. Com isso, José Bonifácio ficou encarregado de tutorar o sucessor do trono brasileiro, o futuro D. Pedro II, que na época tinha apenas cinco anos de idade e não poderia assumir. Permaneceu no cargo até 1833, quando foi demitido.
Aos 74 anos, morreu em uma casa onde passou seus últimos dias em Niterói, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: