O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 16 de abril de 2019

Novas recomendacoes bibliografias a quem precisa ler mais um pouco: Timothy Snyder

Nosso país, esta humilde republiqueta a centro-leste da América do Sul, está se aproximando perigosamente dos regimes iliberais, ou antiliberais, que estão surgindo na Europa e em outros lugares.
Alguns beócios até se congratulam com essa virada autoritária para a direita, passando a escolher como aliados os inimigos da democracia, dos direitos humanos e das liberdades em geral que pululam em diversas partes do continente europeu, mas que também podem estar se espalhando pelo hemisfério americano.
Continuando meu trabalho de assessoramento bibliográfico a quem precisa ler mais um pouco para não ficar repetindo bobagens – como o nazismo de esquerda, por exemplo, ou essa coisa que só a adesão beata ao Deus cristão define as identidades nacionais dos povos modernos –, coloco abaixo mais uma recomendação de leitura.
Se eu fosse um professor exigente, iria pedir resenha dos livros que recomendo como dever de casa, mas vou apenas fazer a recomendação bibliográfica.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 16 de abril de 2019

Na contramão da liberdade

A guinada autoritária nas democracias contemporâneas

Synopsis 

Em uma época em que a ascensão do populismo e do autoritarismo assombra a democracia, Snyder mergulha na história russa, ucraniana, europeia e norte-americana para entender como chegamos aqui.
Na contramão da liberdade é a tentativa de Timothy Snyder de entender o novo tipo de autoritarismo que emergiu de um conjunto de eventos interligados mundialmente, da Rússia aos Estados Unidos, em uma época em que a factualidade em si foi posta em xeque.
Essa vigorosa obra de história contemporânea é baseada em uma vasta pesquisa e atravessada pela experiência pessoal do autor. Costurando fontes em russo, ucraniano, polonês, alemão, francês e inglês, Snyder vai além das manchetes para expor a verdadeira natureza da ameaça à democracia e aos direitos individuais.
Cada capítulo é dedicado a um ano e a um episódio em particular — a volta do pensamento totalitário (2011); o colapso da política democrática na Rússia (2012); o ataque russo à União Europeia (2013); a revolução na Ucrânia e a subsequente invasão russa (2014); a difusão da ficção política na Rússia, na Europa e nos Estados Unidos (2015); e a eleição de Donald Trump para a presidência norte-americana (2016).

"Estamos rapidamente caminhando para o fascismo. Snyder nos deixa sem ilusões sobre nós mesmos." — Svetlana Aleksiévitch, vencedora do prêmio Nobel de literatura em 2015
"Uma análise brilhante e perturbadora, indispensável para entender a crise política que assola o mundo." — Yuval Noah Harari, autor de Sapiens e Homo Deus

Nenhum comentário: