O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Paulo R. Almeida: porta-voz involuntario dos descontentes do Itamaraty

Após ter realizado o último evento de 2018, o lançamento da obra em dois volumes dos artigos e entrevistas mais importantes do ex-chanceler Celso Lafer, em quatro décadas, informado aqui: 
    https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/12/a-casa-de-rio-branco-recebe-celso-lafer.html 
aqui: https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/12/livro-de-celso-lafer-disponivel-na.html
e aqui: https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/12/celso-lafer-de-volta-ao-itamaraty-pedro.html 
elaborei um relatório sintetizando tudo o que eu havia feito no IPRI desde o dia 3/08/2016, quando oficializou-se a minha designação como seu diretor, disponível aqui: 
      https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/12/ipri-meu-relatorio-de-atividades-2016.html
e considerava que o essencial do meu trabalho estava feito, pronto, digamos assim, para partir para novas aventuras diplomáticas.
A despeito de eu estar quieto no meu canto, programando novos eventos para realizar no IPRI durante todo o ano, fui ordenado (é a palavra) desde o início do ano, a NÃO FAZER NADA, o que me pareceu surpreendente. Pela primeira vez em 40 anos de trabalho diplomático, eu estava sendo impedido de trabalhar.
Já se tratava, digamos assim, de minha substituição, ainda que não anunciada.
Mas ela acabou vindo, numa manhã chuvosa de Carnaval.
Depois disso, creio que todos tomaram conhecimento de minha exoneração, e de minha tomada de posição a respeito do que ocorre atualmente na diplomacia brasileira.
Ou seja, eu estava reduzindo ao silêncio, a não ser por esta janela para o mundo, que eu designo como sendo o meu "quilombo de resistência intelectual".
 Pouco depois de minha exoneração, um colega me escreveu para dizer que eu estava atuando como o porta-voz dos silenciados, pela atitude arbitrária do chanceler acidental.
Poucos dias atrás chegou-me a mensagem que reproduzo abaixo, pois pedi autorização de seu autor para transcrevê-la em meu blog, este aqui, pois imagino que ela expresse o que vários outros colegas pensam, sem que eles possam manifestar tal pensamento de público.

Transcrevo: 
Prezado Professor/Embaixador/Colega... estou para lhe escrever faz tempo, somente para lhe dizer que você conta com uma legião de colegas que lêem, comentam e aplaudem os seus posts, sem, no entanto, ousarem sequer clicar em um "like". Nem todos - ou muito poucos- têm a sua coragem, mas receba o meu - e de muitos amigos meus - agradecimento por ser uma voz destemida em defesa da razão.

Parece que me converti, involuntariamente, em porta-voz de muitos colegas, o que me dá certa responsabilidade. 
Mas eu faria exatamente mesma coisa sendo apenas uma única voz solitária no deserto.

Depois de postar esse comentário enviado em canal pessoal na minha página do FB, recebi algumas outras mensagens: 

Thales Valente Professor, alunos ao redor do Brasil inteiro acompanham suas postagens e apreciam seu posicionamento. Eu, por exemplo, sou do RS e sou graduando em Relações Internacionais pela Unisinos e meus colegas, veteranos e bixos acompanham o senhor também.
Forte abraço!


Wagner Pontes Ribeiro Professor, sei da sua importância junto ao Itamaraty, da sua carreira ilibada e competente, até porque fui um grande amigo do ex chanceler Dr Ramiro Saraiva Guereiro, e falávamos muito do quadro desta instituição.! Mas gostaria de vê-lo, falando um pouco mais sobre as questões políticas de fato. .! Seria engrandecedor para o seu público variado e fidedigno..!
Abs. !


Rodrigo Boa Ventura Olha, passei por situação similar em 2016. Sou professor do ensino médio no Rio e na greve de 2016 ( com ocupações de escolas etc..) apontei que a crise fiscal arrastaria o Rio para o seu pior momento em um século, que a união PT/ PMDB era a responsáveVer mais

Rosa Guerreiro Você tem admiradores. Acho o cúmulo que essa admiração não se faça publica, como se os coleguinhas temessem algum tipo de retaliação do caramujo e da sua tribo de ignorantes!!!

Gustavo Maia Gomes Notícia importante; solidariedade mais do que merecida.


Samuel Feldberg Bravo!!!


A vida continua...
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 15 de abril de 2019


Addendum, em 16 de abril: 

Agrego mais um depoimento recebido esta manhã: 

"Sou aluno de Graduação do curso de Direito da FND-UFRJ, tenho grande interesse em Direito Internacional e o objetivo de um dia me tornar Diplomata. Permita-me dizer que tomo a sua carreira como fonte de inspiração e que subscrevo e me sinto representado por suas ideias e perspectivas! E ainda mais, acredito que em um Governo realmente Liberal em todos os aspectos, amigo do saber e do intelecto, a favor de debates acadêmicos, compromissado com uma política externa altiva, o senhor jamais seria retirado do cargo que ocupou. Pelo contrário, seu nome seria um dos cogitados para a chefia da Política Externa brasileira, e falo isso, apesar do modesto conhecimento que tenho na área, afinal ainda tenho muito a aprender e estudar, com plena convicção. Ser removido da presidência do instituto de pesquisa do Itamaraty é motivo de vergonha pro Ernesto Araújo e pra Bolsonaro, e orgulho pro senhor! 
Obrigado por defender as ideias que defende, o senhor não tem a dimensão do quanto isso é importante nesse momento.
Grande parte do movimento liberal acadêmico aqui do RJ está contigo, conte com o nosso apoio!
Grande Abraço!”
Leonardo Fernandes de Sá
Rio de Janeiro, RJ

Um comentário:

Paulo Roberto de Almeida disse...

Continuo colecionando depoimentos...