O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 1 de setembro de 2012

Os Brics e a idiotice jornalistica (ou dos jornalistas) - reflexao PRA

Cada vez mais eu me surpreendo, com perdão dos leitores que se enquadram na categoria, com a debilidade mental de certos jornalistas. Minha surpresa é com amálgamas indevidos, como o que vem ocorrendo ultimamente com os Brics.
Por exemplo, com matérias deste tipo: 

EXAME.com
Berlim - A crescente demanda das economias emergentes que formam o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) fez com que as exportações alemãs a este grupo se multiplicassem por sete entre 1996 e 2011,...

É evidente que a Alemanha não exportou -- ou melhor, exportadores da Alemanha não exportaram -- para uma entidade fantasmagórica chamada Brics, e sim para importadores individuais de quatro, agora cinco, países objetos dessa assemblagem artificial, arbitrária e inexistente (para todos os efeitos de políticas comerciais), construída por um economista de banco de investimento.

Ou então, matérias deste outro tipo: 

Diário do Grande ABC
O Brasil registrou o pior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre entre os países dos Brics, grupo formado também por Rússia, Índia, China e África do Sul. O crescimento de 0,5% ante o segundo trimestre de 2011 ficou abaixo do ...

O que tem a ver o crescimento, ou o não crescimento, de um com processos similares em qualquer outro desse amálgama arbitrário?
Absolutamente nada. Cada país cresce, ou deixa de crescer por fatores absolutamente únicos e originais, sem qualquer relação, correlação, vínculos estruturais com quaisquer outros, do grupo, ou fora dele.

Um comentário:

Anônimo disse...

Doutor PRA, me pergunto onde estão agora aquele adesistas anônimos, que vinha a este blog ameaçar tanto o senhor, autor, quanto os seguidores.
É uma pergunta pertinente, já que agora o tal Partidão começa a mostrar (judicialmente) a que veio...