Claro, isso eu já sabia, desde os velhos tempos do Alta Vista e do Lycos, mas agora tem vários outras ferramentas, com o surgimento do Bing da Microsoft, e antes mesmo, do Google Scholar, que simplificou um bocado minhas buscas acadêmicas por artigos específicos.
Quando eu estava na China, ficava irritado pois cada vez que eu procurava algo no Google, era invariavelmente direcionado para o Baidu, em chinês, claro, mas com muita publicidade em inglues de coisas chinesas, algo frustrante, mas compreensível naquele universo orwelliano.
Agora resolvi verificar os mais ativos, e fui obviamente à Wikipedia. Descobri que o irritante Baidu é o segundo mais usado no mundo, mas isso não tem nenhuma importância para nós. A despeito disso, coloquei o meu nome em vários instrumentos de busca, inclusive no Baidu, com algumas variantes, como especificado abaixo: apenas o meu nome, o nome seguido de "diplomata", ou "diplomat", para buscas exclusivamente em inglês, e outras variantes que podem ser verificadas abaixo.
Obviamente deve ter muita repetição, e outros PRAs indevidos, juntos ou separados, a despeito que eu sempre usei aspas, para isolar o nome devidamente (mas esses instrumentos de busca nem sempre obedecem aos requerimentos de busca. E nem sempre estou associado a essa antiga profissão, podendo, ao contrário, estar associado a uma menos antiga, a de professor.
Acabei encontrando inclusive um famoso criminoso homônimno, que abre o Ask.com, mas depois as remissões pareceram corretas. Muitas delas não especificamente o número total de "achamentos", embora isso não seja muito representativo, em virtude, justamente, das repetições ou das falsas atribuições e homonimias.
Termino pelo eBay, onde estou sendo vendido por 33 dólares, ou mais exatamente um livro meu em Francês.
Oh, esqueci de buscar em Francês, ou em espanhol, ou em lusitano (tem o Sapo.pt), mas ficamos só com estas, que já são o bastante.
O melhor instrumento, para mim ao menos, é o Google Scholar, que leva a artigos meus e a artigos onde sou citado, mas não aprofundei as buscas...
Se eu tivesse um instrumento para verificar plágio de meus textos por alunos preguiçosos, certamente teria uma farta colheita, mas tampouco faz alguma diferença...
Selfie, donc...
Paulo Roberto de Almeida
Estatísticas de acesso ao nome "PRA" em instrumentos de busca na Internet
efetuada em 20/11/2014
“Paulo Roberto de
Almeida”, em vários tipos de busca:
Google.com, “PRA”:
Aproximadamente 101.000
resultados
Google Scholar em
Português, “PRA, diplomata”: About 6,340 results
Google Scholar, English results only, “PRA”: About 240 results
Yahoo, “PRA”: 191,000 results
Yahoo, “PRA, diplomata”: 30,500 results
Bing, “PRA”: 191,000
results
Bing, “PRA,
diplomata”: 30,500
results
Baidu.com: 百度为您找到相关结果约212,000个
Excite, “PRA”: sem
resultados consolidados, mas com várias páginas
AOL, “PRA”,
diplomat: About
17,900 results
Ask.com: sem
resultados consolidados, mas com várias páginas.
Curiosamente,
omeça com: Paulo David
(criminoso) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Paulo
Roberto de Almeida David, conhecido como o Padre, foi um
criminoso brasileiro famoso na década de 1970 no Rio de Janeiro, que atualmente atua como advogado.
Mas depois
segue com referências a este que aqui escreve…
eBay: 1
item found from eBay international sellers
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.