sábado, 9 de dezembro de 2023

Lançamento do Livro: "25 anos de Política Externa Brasileira, 1995-2022 " - apresentação no YouTube

    


Os cientistas políticos e professores José Augusto Guilhon Albuquerque e Alexandre Uehara organizaram a obra “25 Anos de Política Externa Brasileira”. O livro é um trabalho coletivo a respeito da evolução da política externa do Brasil. Os capítulos contêm análises de especialistas nacionais e internacionais sobre o período entre 1996 e 2021, começando pelo governo Fernando Henrique até Jair Bolsonaro. A obra acompanha as formulações de políticas, as prioridades regionais e as relações mútuas entre a política externa e a doméstica. Os autores abordam também temas como relações comerciais, formação de recursos para diplomacia, política de segurança internacional, operações de paz, política comercial e climática. Organizado por José Augusto Guilhon Albuquerque e editado por Alexandre Ratsuo Uehara, “25 Anos” é uma leitura indispensável para compreender a política externa do Brasil.

================

Minha participação, sobre a formação do diplomata brasileiro, se situa na emissão entre os minutos 45:25 e 57:13, depois do Tony Spanakos e antes do Henrique Altemani de Oliveira. 
Gostaria de agradecer aos professores Alexandre Uehara e José Augusto Guilhon de Albuquerque a gentileza do convite e para participar deste lançamento. Guilhon já havia coordenado o empreendimento anterior, "pai" deste, Política Externa Brasileira, 1930-1990, em quatro volumes, do qual eu também havia participado, aliás com dois capítulos, sobre o liberalismos do governo Dutra e um outro sobre a política externa dos partidos políticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.