O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

O que esperar da política externa brasileira em 2024? Não muita coisa… - Paulo Roberto de Almeida

 Em janeiro de 2023, quase um ano atrás, ao formular meus votos de sucesso ao novo governo que se iniciava, depois de quatro anos deprimentes, e não só na politica externa, eu escrevi, neste mesmo quilombo de resistência intelectual que é o Diplomatizzando, estas palavras, especificamente dedicadas à política externa e à diplomacia de Lula 3:

Serei especialmente crítico em relação a uma política externa feita de muitos equívocos conceituais (como a velha e anacrônica visão “classista” da divisão do mundo) e de sua primeira diplomacia partidária, com vergonhosos apoios a execráveis ditaduras supostamente de esquerda (e algumas de direita também). 

Sou, em particular, um opositor talvez isolado e de primeira hora do BRIC-BRICS, que considero um grande erro estratégico da diplomacia lulopetista, por nos unir, sem qualquer convergência sólida de objetivos compartilhados, a duas grandes autocracias e a duas outras democracias de baixíssima qualidade (como é a nossa aliás), apenas pela ilusão de que se trataria da construção de uma ordem mundial alternativa à velha dominação de antigas potências colonialistas ou do novo hegemonismo americano, o que é um programa meramente oposicionista, sem qualquer conexão com propostas visando a melhoria da qualidade de políticas públicas de desenvolvimento econômico e social, ou com a elevação dos padrões de governança democrática e de defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais.


Continuo mantendo o mesmo ceticismo sadio em relação à diplomacia partidária do PT, de Lula especialmente, assim como a esperança de que a sociedade, senão o corpo profissional do Itamaraty, possa corrigir os aspectos mais nefastos dessa política externa para o Brasil e sua sociedade.

Os interessados em ler a íntegra de meus votos a Lula 3 em janeiro de 2023, podem acessar este link deste meu blog:

https://diplomatizzando.blogspot.com/2023/12/o-que-eu-tramava-para-lula-ao-inicio-de.html?m=1


Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 28/12/2023


Nenhum comentário: