Um chamamento à alternativa democrática antipopulista, de Roberto Freire
“AVISO AOS NAVEGANTES
Existem homens e mulheres brasileiros, de esquerda como eu, liberais, de centro esquerda, centro e centro direita, democratas todos , que continuam lutando pela construção de uma ALTERNATIVA, tal como foi tentado nas eleições de 2022, aos dois polos que hoje dominam a política no pais.
O AVISO AOS NAVEGANTES é para dizer que o voto pela continuidade democrática em Lula e contra Bolsonaro, foi tático ( há arrependidos, mas lá foi o correto ) já cumpriu o seu papel. Cabe reafirmarmos e o AVISO é chamamento também, para dizer que a ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA é uma oposição aos populismos - Lulista e Bolsonarista - que esta viva na política da nação brasileira e sua perspectiva é o futuro”
20/01/2024
Uma nota de Paulo Roberto de Almeida
Não se constroi uma alternativa democrática aos populismos que continuam dividindo o Brasil e os brasileiros e inviabilizando um processo vigoroso de crescimento e de desenvolvimento social apenas com base num chamamento lançado aleatoriamente ao publico em geral.
Alternativa a governos existentes, atuando com base em determinadas políticas, deve ser feita com base no oferecimento de politicas alternativas às que estão sendo implementadas, a partir de um grupo unido numa plataforma integrada e formada por propositores dessas outras politicas, o que significa ter um governo alternativo, chamado — na experiência britânica de alternância entre Tories e Labourites — de Shadow Cabinet.
Seja lá o nome que se quiser dar, e pode ser Alternativa Democrática, é preciso sair do domínio das invectivas para o terreno das propostas concretas de melhores politicas. Ou seja: é preciso começar reunindo os alternativos e passar a discutir politicas diferentes às que estão na mesa, a partir dos melhores estudos e propostas de especialistas, sobretudo em politicas econômicas (macro e setoriais), políticas sociais, ambiental, educacional, de ciência e tecnologia, política externa, militar, etc.
Paulo Roberto de Almeida
Brasilia, 21/01/2024
Um comentário:
Há que se exercer a coragem por grupos que temem bater de frente com o Bolsopetismo com pânico de ser execrado pelas massas. Quem tem medo de se posicionar firmemente e claramente temendo a derrota já perdeu. Medo é legitimo dadas as circunstâncias do enfrentamento ao Crime organizado, vide caso Moro um juvenil politico. Problema é a estratégia e a liderança dos grupos alternativos que por vaidade não conseguem definir um lider. Esse cargo deve assumir essa liderança sem pedir licença, algo muito dificil na pratica. O preconceito contra estudiosos, academicos, ricos e teóricos completa o quadro de mediocridade.
Postar um comentário