Ministério das Relações Exteriores
Assessoria Especial de Comunicação Social
Nota nº 8
8 de janeiro de 2024
Cerimônia de Transmissão da Presidência Rotativa do Consenso de Brasília
Em cerimônia realizada hoje, dia 8 de janeiro de 2024, em formato virtual, o Brasil transmitiu ao Chile a Presidência Rotativa do “Consenso de Brasília”, estabelecido, em 30 de maio de 2023, no contexto da Reunião de Presidentes dos Países da América do Sul, celebrada por iniciativa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sob a coordenação brasileira, foram realizadas duas reuniões do Grupo de Contato de Chanceleres sul-americanos, que aprovou, em 5 de outubro de 2023, o Mapa do Caminho para a Integração da América do Sul. O documento definiu diretrizes e estabeleceu 17 áreas prioritárias para o relançamento da integração regional.
Em cumprimento ao disposto no Mapa do Caminho, o Brasil coordenou sua implementação e, entre outubro e dezembro de 2023, convocou reuniões de alto nível nas áreas de saúde, financiamento ao desenvolvimento, infraestrutura, mudanças climáticas, defesa e desenvolvimento social. Em todos esses encontros, foram estabelecidas redes de contato para coordenar a elaboração de agendas de trabalho setoriais e a implementação de iniciativas concretas para a retomada da integração e da cooperação na América do Sul.
Ao longo do presente semestre, o Brasil seguirá apoiando a Presidência chilena e demais países sul-americanos na implementação do “Consenso de Brasília”.
[Nota publicada em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/cerimonia-de-transmissao-da-presidencia-rotativa-do-consenso-de-brasilia
Nenhum comentário:
Postar um comentário