sexta-feira, 15 de março de 2024

Lilia Schwarcz foi eleita imortal na ABL


Historiadora, antropóloga e professora, Lilia M. Schwarcz foi eleita imortal na ABL

 

  

Lilia Schwarcz foi eleita imortal na ABL

Pesquisadora essencial das ciências sociais no Brasil, Lilia M. Schwarcz é a mais nova integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). A historiadora e antropóloga irá ocupar a cadeira nove, que pertencia anteriormente a Alberto da Costa e Silva — diplomata, escritor, historiador e grande e saudoso amigo de Lilia.

“Sua trajetória acadêmica e intelectual é marcada por uma profunda dedicação ao estudo da cultura e da história do Brasil, com ênfase especial nas relações raciais, na identidade nacional e na memória coletiva”, declarou a ABL.

Nascida em 1957, Lilia Schwarcz é professora sênior do departamento de antropologia da USP, e também visiting professor na Universidade de Princeton (EUA). Recebeu diversos prêmios literários, como o Jabuti (sete vezes), o prêmio APCA (três vezes), o prêmio Biblioteca Nacional e o prêmio da Anpocs de livro do ano em 2019. É comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico e Oficial da Ordem de Rio Branco. Ao lado de Luiz Schwarcz, fundou a Companhia das Letras.

É autora de, entre outros livros, O espetáculo das raçasAs barbas do imperadorBrasil: uma biografia (com Heloisa Murgel Starling), Lima Barreto: Triste visionário e Sobre o autoritarismo brasileiro.

Conheça as obras de Lilia M. Schwarcz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.