O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 17 de março de 2024

Desafios internos e externos ao Brasil e ao mundo - Paulo Roberto de Almeida

Desafios internos e externos ao Brasil e ao mundo

Paulo Roberto de Almeida

Existe hoje um claro desafio das grandes autocracias ao sistema democrático de liberdades econômicas e políticas criado desde 1945. Ele está na base dos atuais conflitos no mundo. De que lado está se posicionando o presente governo brasileiro? Esta é a questão diplomática mais relevante.

A pretensão de Lula de liderar um diáfano “Sul Global”, manipulado pelos interesses nacionais da China, coloca o Brasil do lado das autocracias que estão destruindo a governança mundial. Isso retira autonomia e neutralidade à política externa e nos torna caudatários de ditaduras.

Internamente, o regime democrático enfrenta dois desafios: o autoritarismo da extrema-direita e o sectarismo da esquerda no poder, ambos nefastos ao funcionamento das instituições de Estado. Essa polarização nos afasta de uma democracia saudável, criando tensões desnecessárias.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasilia, 17 de março de 2024

Nenhum comentário: