O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 11 de março de 2024

História do Partidão, livro do jornalista Eumano Silva - Caio Barbieri

 

Jornalista Eumano Silva lança em Brasília livro sobre a história do PCB

Obra reconstitui a trajetória do Partidão na luta contra a ditadura no Brasil
Jornalista Eumano Silva
Jornalista Eumano Silva | Foto: Divulgação

COMPARTILHE:

A história do Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante a ditadura e o processo de redemocratização do país é o tema do volume II do livro-reportagem “Longa jornada até a democracia”. Escrito pelo renomado jornalista Eumano Silva, a obra lançada pela Fundação Astrojildo Pereira recria a trajetória do Partidão, como era conhecido o PCB, entre os anos de 1967 e 1992. A obra será lançada no dia 12 de março, a partir das 19h, no Beirute da Asa Sul (110 Sul).

Baseado em documentos oficiais inéditos, entrevistas e vasto material bibliográfico, o livro mergulha no período sombrio da Guerra Fria, revelando detalhes da vida clandestina dos dirigentes e militantes comunistas, incluindo fugas, prisões, torturas e até mesmo mortes. Personagens dignos de romances policiais, como espiões e informantes infiltrados pela repressão, são apresentados ao longo da narrativa.

A obra também aborda a atuação do Partido no contexto político da época, destacando a importância do PCB na formação da frente democrática de oposição ao regime militar. Documentos oficiais revelam a montagem da máquina repressiva pelo governo da época e as estratégias adotadas pelos comunistas para resistir e atuar dentro da sociedade civil, influenciando a política institucional.

Além disso, o livro traz à tona episódios marcantes, como a operação de resgate de dirigentes do Partidão no exterior e a luta para manter uma gráfica clandestina por uma década. Também desvenda mistérios que perduraram por décadas, como o famoso “ouro de Moscou” e a influência da dissolução da União Soviética no rumo do Partido Comunista Brasileiro.

Com uma carreira dedicada à pesquisa sobre a ditadura militar, Eumano Silva é reconhecido por sua investigação detalhada e premiada, além da atuação nos principais veículos de comunicação do país. Seu novo livro promete trazer à tona novos fatos e personagens que ajudaram a moldar a história política do Brasil.

Nenhum comentário: