O que seria normal para Lula na Venezuela?
Paulo Roberto de Almeida
Será que o Lula acha normal que 1/4, 25%, da população da Venezuela teve de se autoexilar por falta de condições mínimas econômicas de continuar vivendo no seu país de nascimento?
Será que Lula acha normal o Maduro simplesmente proibir concorrente de disputar a eleição, como fez o Putin?
Será que Lula acha normal Brasil e Colômbia terem de acolher tantos venezuelanos desesperados de fome e por falta de medicamentos?
Será que Lula acha normal um país que tem as maiores reservas de petróleo do mundo ver sua produção cair em mais de 2/3 por incapacidade manifesta da empresa monopolista estatal de petróleo e por corrupção endêmica no Estado?
Será que Lula acha normal um país grande como a Venezuela ameaçar um vizinho menor de invasão apenas para distrair o seu povo do desastre econômico que representa o seu governo incompetente?
Será que Lula acha normal o Maduro apoiar a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, violando a Carta da ONU e as normas mais elementares do Direito Internacional?
Será que Lula acha normal o país outrora mais rico da América Latina se ver relegado à condição de pobreza absoluta e relativa, apenas à frente do Haiti?
Será que Lula acha normal tudo o que vem acontecendo na Venezuela desde que os chavistas assumiram o poder?
Eu só queria saber se o Lula acha a Venezuela atual um país normal, cujo Estado vive em paz com a sua população, sem necessidade de um grande aparato policial para conter distúrbios sociais, como ocorre atualmente em Cuba.
Seria pedir muito ao Lula?
Que ele pelo menos olhasse atentamente para o que vem ocorrendo na Venezuela e em Cuba…
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 21 de março de 2024
Um comentário:
Cegueira ideológica. Falta de compromisso com a democracia. Pensamento anacrônico da Guerra Fria.
Postar um comentário