quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mercosul para "desaprendizes": editorial de "O Globo"

Existe, claro, a figura dos "aprendizes", aqueles jovens que são incorporados como estagiários ou recém incorporados ao mercado de trabalho e que aprendem com os mais velhos como fazer as coisas, os macetes da profissão, as dicas para um bom desempenho e até alguns "segredos" do ofício, que mistura um pouco de experiência e um pouco de "maladragem", no bom sentido da palavra, que os mais velhos e mais calejados na profissão passam a esses jovens entusiastas e entusiasmados com sua nova ocupação.
Não é, certamente, o caso do Mercosul, tanto porque ele já caminha para a maioridade, já passou a sua fase de aprendizado, mas, curiosamente, ainda se comporta como um "aborrecente", ou menino "impossível".
Ninguém ali pode ser chamado de aprendiz, nem são eles "aprendíveis", pois a malandragem praticada no bloco é aquela da inadimplência em relação às obrigações contratuais, a incapacidade de conduzir as reformas internas para cumprir os requisitos do bloco -- ou seja, normas que os próprios chefes de Estado aprovaram e que se recusam a implementar internamente -- e até a falta de vontade para enfrentar as questões reais, preferindo alguns a velha política do "beggar-thy-neighbor", ou seja, empurre a crise para o seu vizinho. É mais ou menos o que pratica a Argentina em relação ao Brasil -- impondo salvaguardas e outras barreiras não apenas abusivamente, mas também de forma ilegal, do ponto de vista não só das regras do Mercosul, mas também com respeito ao quadro legal do GATT -- aliás, diga-se de passagem, com a complacência, a conivência e até a colaboração das autoridades da vítima, o que pode parecer inacreditável.
Esta é, no entanto, a realidade do Mercosul, em seus 20 anos de existência. Não creio que venha a melhorar muito nos próximos anos...
Paulo Roberto de Almeida

Editorial - Mercosul e seu futuro incerto
O Globo - 16/12/2010

É provável que, na reunião de hoje de presidentes de países do Mercosul, Lula faça um dos seus pronunciamentos emocionados. Pois, mais do que passar o posto de presidente do bloco para o Paraguai, Lula se despede do fórum. Depois de hoje, só em 2015 ou 2019, caso se candidate e se eleja novamente presidente. 

Outra curiosidade da cúpula, no mínimo polêmica, é a proposta, levada pelo próprio Brasil, de criação de um cargo de alto representante do Mercosul. Para quê? 

Ficou inevitável ironizar que gerar emprego sustentado pelo contribuinte é mesmo uma das habilidades de Lula. Não esquecer que a máquina pública brasileira e respectiva folha de salários incharam como poucas vezes nos oitos anos do presidente petista. Como não se enxerga qual a função objetiva deste executivo - mais do que isso: como não se sabe a forma pela qual o alto funcionário possa ajudar a desobstruir os gargalos existentes no bloco - também foi inevitável especular se o Brasil, em fase de troca de governo, mesmo que seja dentro do mesmo grupo político, não estaria tentando criar um emprego bem remunerado para algum companheiro fora dos planos de Dilma Rousseff para depois do dia 1º. 

Não se pode imaginar que o ex-presidente Lula se veja no cargo. As especulações, é inexorável, terminam apontando para o ministro Celso Amorim. 

Mas tudo isso é pouco para uma reunião de presidentes de um bloco comercial que enfrenta dificuldades há tempos. Do ponto de vista das estatísticas, o Mercosul passa por um bom momento: segundo a Cepal, as economias latino-americanas e caribenhas terão crescido este ano 6%, acima da média mundial. Devem desacelerar em 2011, para 4,2%, mas, diante da conjuntura europeia e norte-americana, não é um número ruim. Em grande parte, a região tem sido puxada pelo Mercosul, com um crescimento estimado de 6,6%. Só o Brasil, o carro-chefe, deverá passar dos 7,5%. A Argentina, por sua vez, se beneficia do empuxo brasileiro e também dos altos preços das commodities no mundo. 

Mas, como a conjuntura mundial é incerta, pode pesar no futuro o fato de o Mercosul, por influência brasileira e argentina, ter poucos acordos bilaterais de comércio. Hoje, em Foz do Iguaçu, serão formalizados acordos com 11 países em desenvolvimento, para o corte de 20% em tarifas que incidem em boa parte das trocas comerciais entre eles e também com o Mercosul. Na lista aparecem Índia, Indonésia, Malásia, Coreia do Sul, Egito e Marrocos. Não compensará o que se deixou de ganhar com o fracasso da Rodada de Doha, mas é melhor do que nada. O Brasil e, por tabela, o Mercosul perderam muito tempo à espera de um desfecho positivo da negociação no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), chamada de Doha. 

Outro ponto de interrogação é sobre a extrema dificuldade de o Mercosul ser mesmo um mercado comum. E está longe de ser, principalmente pela dificuldade de a Argentina expor sua economia à competição do Brasil. Além disso, existem a instabilidade institucional argentina e o espectro da Venezuela de Hugo Chávez, o qual os dois principais países do bloco insistem em abrigar no Mercosul, mesmo sendo ele um parceiro capaz de desestabilizar qualquer plano sério de novas alianças comerciais. Ainda é obscuro o futuro do Mercosul, u
m projeto que precisa ser fortalecido.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CESPE-UnB pirateia este autor, sem "pagar" direitos autorais...

...e ainda sem respeitar meus "moral rights", já que mudaram meu texto sem autorização e sem sequer mencionar a fonte original.
Conto a história completa.


CESPE pirateia Paulo Roberto de Almeida num concurso de bolsas para afro-descendentes

Eu sabia que alunos de Relações Internacionais do Brasil afora usam textos meus, disponíveis no meu site ou neste blog, para “apoiar” trabalhos acadêmicos.
Só não sabia, pelo menos não ainda, com comprovação visual, digamos assim, que professores também utilizam-se das mesmas práticas, mas com requintes de pirataria mal feita.
Graças ao Edimar Marcelo Silva, um amigo de Brasília, tomei conhecimento de que o CESPE, o Centro de concursos da UnB, utilizou-se (mal e desonestamente) de um texto meu para preparar uma das questões no mais recente concurso (dezembro de 2010) de seleção de bolsistas para o Programa de Ação Afirmativa (não se perca pelo nome) do Instituto Rio Branco, aquele que, sem qualquer complexo discriminatório seleciona candidatos negros (ou afro-descendentes) à diplomacia, concedendo-lhes uma generosa bolsa para que eles possam preparar-se para o concurso do ano seguinte.
Na prova de Redação do que é oficialmente chamado de “Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia” de 2010, os professores encarregados de preparar questões para os candidatos apresentaram, na parte I, de redação em Língua Portuguesa, o seguinte texto, supostamente meu:

O Brasil vem experimentando, igualmente, mudanças sensíveis em seu papel regional e em seu papel de ator global. Essas mudanças na posição relativa do Brasil na região e no mundo decorrem tanto da imposição de dados objetivos da realidade externa regional e global que afetam de modos diversos o gigante da América do Sul quanto de decisões adotadas pelas lideranças políticas brasileiras.
Com o objetivo de fortalecer a capacidade do Brasil de influenciar políticas no nível regional e no global, diversas modalidades de ação diplomática estão sendo mobilizadas e desenvolvidas tanto no plano bilateral, no regional e no multilateral, com a proposição de foros e grupos mais flexíveis de ação, quanto no plano governamental, no da sociedade civil e no de contatos políticos com partidos e organizações não governamentais. As áreas que possuem interface direta com a sociedade civil, tais como as relacionadas a meio ambiente e a luta contra a AIDS, servem de terreno de manobra ao que já foi descrito como uma diplomacia engajada e especialmente ativa.
Paulo Roberto Almeida, O Brasil como ator regional e como emergente Global.
Internet: <www.dcomercio.com.br> (com adaptações)

Pois bem: procurei extensivamente no site do que é o “Diário do Comércio”, e não existe absolutamente nada, nem sob o meu nome, nem com o título desse trabalho. Ou seja: os professors – ou quem quer que tenha preparado a questão nunca achou nada parecido no Diário do Comércio, e nem poderia.
O texto em questão foi retirado de um trabalho publicado com outro título e subtítulo: “O Brasil como ator regional e global: estratégias de política externa na nova ordem internacional”, na revista Cena Internacional (Brasília: UnB-IREL, vol. 9, n. 1, 2007, p. 7-36; ISSN: 1982-3347), e pode ter sido retirado de algum outro site ou a partir de reprodução pirata.
Independentemente, porém, da cópia em si, algo a que já estou acostumado, são as adaptações que foram feitas no texto.
Seu teor exato, no que concerne o primeiro parágrafo, é este aqui:

Da mesma forma (mas talvez não no mesmo ritmo ou intensidade) como o mundo passa por novas configurações políticas e econômicas desde o final da Guerra Fria e do término do desafio socialista ao capitalismo, com a conformação de uma ordem mundial de mercados abertos e globais e a emergência progressiva de novos atores, o Brasil vem experimentando, igualmente, mudanças sensíveis em seu papel regional e enquanto ator global. Essas mudanças na posição relativa do Brasil na região e no mundo têm ocorrido tanto por imposição dos dados objetivos da realidade externa – regional e global – que afetam de modos diversos o gigante da América do Sul, quanto em função de decisões adotadas por suas lideranças políticas, com destaque para as iniciativas de política externa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, que concluiu seu primeiro mandato (2003-2006) e iniciou, em janeiro de 2007, um segundo período na presidência do Brasil (até 2010).

Quanto ao segundo parágrafo, o texto correto é este aqui:

Todas as modalidades de ação diplomática – nos planos bilateral, regional, multilateral, bem como propostas de foros e grupos mais flexíveis de ação, tanto no plano governamental, da sociedade civil e de contatos políticos com partidos e organizações não-governamentais – estão sendo mobilizadas e desenvolvidas, com vistas a reforçar a capacidade do Brasil de influenciar políticas nos níveis regional e global. Aquelas áreas que possuem uma interface direta com a sociedade civil – como a questão do meio ambiente e a luta contra a Aids, por exemplo – servem de terreno de manobra ao que já foi descrito como uma “diplomacia engajada” e especialmente ativa.

E eu remeto, neste ponto, a um outro trabalho meu que é este aqui:
Paulo Roberto de Almeida, “Uma política externa engajada: a diplomacia do governo Lula”, Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília: IBRI, v. 47, nº 1, 2004, p. 162-184.

Disso tudo, permito-me chegar às seguintes conclusões. Os professores contratados pelo CESPE para fazer provas para o Rio Branco ou para a tal de Bolsa-Afirmativa não fazem corretamente o seu trabalho. Como qualquer aluninho de primeiro grau, eles ficam “pescando” na internet textos que sirvam a seus propósitos, não se incomodam de fazer as adaptações que julgam mais apropriadas a seus objetivos e sequer controlam as fontes originais de publicação. Se é para fazer assim, melhor contratar, e pagar (menos), aluninhos de primeiro grau.
Paulo Roberto de Almeida

Em tempo: meu trabalho pode ser lido, em sua versão original e completa, nas seguintes coordenadas:
768. O Brasil como ator regional e global: estratégias de política externa na nova ordem internacional”, Cena Internacional (Brasília: Instituto de Relações Internacionais da UnB (IREL), vol. 9, n. 1, 2007, p. 7-36; ISSN: 1982-3347; links: http://mundorama.net/2007/09/30/revista-cena-internacional-vol-9-no-1-2007/); pdf: http://www.mundorama.info/Mundorama/Cena_Internacional_files/Cena_2007_1.pdf). Relação de Trabalhos nº 1748.


Banqueiros americanos vao passar um Natal miseravel

Não, não que eles estejam passando necessidades, sem recursos para comprar os presentes de Papai Noel das crianças.
Mas é que eles vão estar angustiados demais, como revela esta matéria do boletim oficial desses banqueiros.
Paulo Roberto de Almeida

Bankers' Fear of Forecasting Speaks Volumes
From the Editors of American Banker

Bankers remain hunkered down two years after the financial crisis, the most recent survey of bank executives conducted by American Banker in conjunction with Greenwich Associates shows.
Heading into a new year, industry leaders are unsure of the future and reluctant to make forecasts about the year ahead. For the most part, executives seem more at ease discussing the fate of their peers than their own strategic direction. Confidence, once overflowing among top executives, is lacking as the economy slowly recovers.

Bankers Hardly Know Where to Begin on Capital, Basel III
The conventional wisdom in banking is that capital requirements are going up. Ask a banker what that means and you're likely to be met with a shrug.
Many bankers are unsure how much capital is needed, if they already have enough or where to go if they are lacking. As bankers await final details of Basel III and brace for implementation of Dodd-Frank, 2011 capital plans are shrouded in uncertainty.

Don't ask, don't tell, don't do anything... na Copa do Catar...

A FIFA vai precisar organizar um programa especial de reconversão de impulsos, como esses que os evangélicos mais extremados pretendem fazer com os homossexuais declarados (sim, porque não declarados tem até nas próprias seitas da teologia da prosperidade...).
Paulo Roberto de Almeida

Blatter recomenda que gays evitem 'atividades sexuais' no Catar 2022

A homossexualidade é considerada um crime no país que sediará a Copa daqui a 12 anos

BBC Brasil, 14 de dezembro de 2010

O presidente da Fifa, Sepp Blatter, criou polêmica ao dizer, nesta terça-feira, que torcedores gays que viajem ao Catar para a Copa do Mundo de 2022 devem evitar qualquer atividade sexual. "Eu diria a eles (torcedores gays) para evitar qualquer atividade sexual", disse Blatter, em aparente tom de brincadeira. "Tenho certeza de que não ocorrerá problemas durante a Copa do Mundo do Catar", afirmou, com mais seriedade.
Denis Farrell/AP
Denis Farrell/AP
Blatter diz que não haverá problemas na Copa de 2022
[desde que ninguém faça nada, entenda-se; PRA]
"Acho que não deva existir discriminação contra qualquer ser humano, esteja ele deste ou daquele lado", disse Blatter. "Se eles (gays) quiserem assistir algum jogo no Catar em 2022, tenho certeza de que vão ser admitidos. Acho que tem muita preocupação para uma competição que vai acontecer apenas daqui a doze anos", assinalou.
"Mas isto me dá a chance de dizer que, segundo os estatutos da Fifa, seja em relação a política ou religião, não queremos racismo ou descriminação", disse o presidente da Fifa.
Críticas. As declarações de Blatter foram criticadas pelo ex-astro do basquete John Amaechi, que assumiu ser gay em 2007. "As declarações feitas e as posições adotadas por Sepp Blatter e a Fifa para com torcedores LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) que pagam muito dinheiro para viajar e pelos ingressos para assistir o Mundial de 2022 seriam completamente inaceitáveis há uma década", escreveu Amaechi em seu site.
"Mas ao invés, sem pensar muito, a Fifa endossou a marginalização de pessoas LGBT de todo o mundo. Qualquer coisa exceto uma reversão total de posição é inaceitável. Se o esporte não serve para mudar a sociedade, mesmo que temporariamente durante um evento como a Copa do Mundo, então ele não é muito mais do que apenas homens correndo atrás de uma bola e deve ser tratado desta forma", destacou Ameachi.
Grupos de defesa dos direitos gays criticaram a escolha do Catar, país onde homossexualidade é crime, para ser sede da Copa. As altas temperaturas do Catar à época da competição, entre 40ºC e 50ºC e a proibição de venda de bebidas alcoólicas em público já haviam despertado preocupação.
O país foi uma escolha surpreendente para ser sede da competição, superando países como EUA e Austrália, mas Blatter negou que a escolha tenha sido motivada por dinheiro. "Isto não tem nada a ver com dinheiro. Este é o desenvolvimento do futebol e não falamos de dinheiro", disse Blatter.

Capitalismo conspiratorio em Wall Street

Esta matéria deve alegar todos aqueles que cultivam uma visão conspiratória da história, sobretudo a de que o capitalismo global é dominado por um grupo de conspiradores instalado em Wall Street.
Paulo Roberto de Almeida


Secret group keeps grip on trading derivatives
The International Herald Tribune, 15.12.2010

NEW YORK — On the third Wednesday of every month, the nine members of an elite Wall Street society gather in New York.

The men share a common goal: to protect the interests of big banks in the vast market for derivatives, one of the most profitable — and controversial — fields in finance. They also share a common secret: The details of their meetings, even their identities, have been strictly confidential.

Drawn from giants like Deutsche Bank, UBS, Credit Suisse and Goldman Sachs, the bankers form a powerful committee that helps oversee trading in derivatives, instruments that, like insurance, are used to hedge risk.

In theory, this group exists to safeguard the integrity of the multitrillion-dollar market. In practice, it also defends the dominance of the big banks.

The banks in this group, which is affiliated with a new derivatives clearinghouse, have fought to block other banks from entering the market, and they are also trying to thwart efforts to make full information on prices and fees freely available.

Banks’ influence over this market, and over clearinghouses like the one this select group advises, has costly implications for businesses large and small, like Dan Singer’s home heating-oil company in Westchester County, north of New York City.

Mercosul abrasileirando-se: criacao de cargos politicos

O Mercosul -- quem diria? -- abrasileirou-se...
Estão criando um cargo de Alto Comissário, ou algo que o valha.
Ou seja, os países membros, que não cumprem suas obrigações contratuais de se desarmar reciprocamente, e de implementar nacionalmente o que aprovaram quadrilateralmente, estão procurando um bode expiatório, ou seja, transferir a culpa para outra instância, no caso, uma figura que será desacreditada pela própria inadimplência dos Estados-parte a cumprirem com o que assinaram.
Acho que não vai dar certo, mas pelo menos vai se criar uma vistosa burocracia paga pelo dinheiro dos contribuintes nacionais.
Paulo Roberto de Almeida

Brasil propõe cargo novo no Mercosul que exige trânsito político na região
Chico de Gois
O Globo, 15.12.2010

Amanhã, em Foz do Iguaçu (PR), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá repassar a presidência pró-tempore do Mercosul para o Paraguai e, de quebra, exercer uma das práticas mais desenvolvidas durante seu governo: criação de cargo. Esse novo cargo, denominado alto representante geral do Mercosul, foi uma proposta do Brasil e exigirá do futuro ocupante trânsito político na região.
A criação do quadro está prevista na pauta da reunião da 40ª Cúpula de Presidentes de Estados-Partes do Mercosul e Países Associados. O novo quadro terá como função, como definiu o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, cristalizar o pensamento do Mercosul, além de ser um representante do bloco e de construção de consensos.
A especulação inevitável de que o próprio Lula ou o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, que estará fora do ministério a partir de 2011, pudessem ocupar o cargo foi praticamente descartada por Baumbach. Pelo menos, no momento.
— O Brasil, que defende a institucionalização do Mercosul, e que tem se batido por esse ideal, veio com essa proposta, mas não temos nenhum nome para apresentar neste momento — disse Baumbach, observando que a proposta ainda precisa ser aprovada na reunião plenária do Mercosul, o que deverá ocorrer sem dificuldades.
O porta-voz explicou que ainda não foi definido exatamente o perfil do futuro ocupante dessa função — ainda não está claro se ele terá de ser um ex-presidente da República, algum diplomata, um político qualquer ou simplesmente um profissional administrativo.
O que se sabe é que o ocupante do alto cargo poderá ficar na cadeira por três anos, prorrogáveis por outros três por apenas mais um período. O início do mandato também ainda não está definido.
— Isso vai depender de negociações posteriores. Como se sabe, às vezes um cargo como esse é criado e leva-se um tempo até se encontrar um nome que se possa preencher adequadamente essas funções, até porque é necessário, para esse cargo, alguém que tenha trânsito político e possa servir nessas funções de representação do Mercosul — descreveu, adiantando que não há previsão de como será feita a escolha e quais serão os candidatos. — O objetivo primário da proposta brasileira é contribuir para a institucionalização do Mercosul, criação de consensos. Um elemento que seja catalizador dentro do Mercosul. Claro que exige-se da pessoa que ocupar esse cargo um trânsito político, mas não há nada definido sobre quem poderá se candidatar.










Auto-castracao: uma pratica comum na Venezuela

Não, não estou falando de práticas auto-mutilativas, ou de alguma compulsão vocacional para cantores de ópera ou acompanhante de concubinas imperiais.
Estou me referindo ao parlamento venezuelano, que cede às pressões de um coronel (ele ainda precisa ser promovido a general) e se exime de exercer seus poderes constitucionais, transferindo ao dito coronel poderes para legislar solito, durante um ano, ou seja, invadindo a legislatura seguinte e comprometendo o funcionamento do próximo parlamento, que tomará posse em janeiro, já com poderes diminuidos, ou seja, castrados.
Deve ser excesso de democracia.
Paulo Roberto de Almeida

SOBRE O QUE PODE CHÁVEZ LEGISLAR!  UM MÊS ANTES DE ASSUMIR O NOVO PARLAMENTO ELEITO!
           
O Parlamento da Venezuela aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que concede a Hugo Chávez plenos poderes para governar por decreto durante um ano. A medida permitirá a Chávez legislar nas áreas de moradia, infraestrutura, terras urbanas e rurais, economia, defesa e cooperação internacional. Chávez ganha plenos poderes para governar a menos de um mês para a renovação do Parlamento. A partir de 5 de janeiro, a bancada chavista não contará mais com a maioria absoluta que lhe permitiu, durante cinco anos, aprovar com facilidade todas as reformas aplicadas neste período. Chávez também ganha poderes para legislar no polêmico setor das telecomunicações e informática.

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Agradeço ao André Eiras me chamar a atenção para esta matéria.
Na Venezuela, como na China: tudo a ver...

Deputados aprovam projeto de lei para regular teor da internet na Venezuela

15/12/2010 - 12h08
Os deputados venezuelanos aprovaram na noite desta terça-feira o projeto de reforma da lei de mídia para estender à internet regras de restrição de conteúdo e sanções já vigentes para jornais, rádios e TV. O projeto segue agora para debate no Parlamento, ainda nesta quarta-feira
O governo do presidente Hugo Chávez se apressa em votar o Projeto de Reforma da Lei de Responsabilidade Social na Rádio, Televisão e Meios Eletrônicos antes de 5 de janeiro, quando assume o novo Parlamento, no qual o chavismo não terá maioria qualificada.
A reforma prevê a criação de um "mecanismo" para restringir acesso a portais que veiculem violência, sexo explícito e que atentem contra a saúde (tabaco e álcool, por exemplo).
O documento também estipula sanções para provedores que transmitirem mensagens que "atentem contra os bons costumes", que possam "constituir manipulações midiáticas" e que "não respeitem" os poderes públicos ou quem os exerça.
Para a oposição, os termos são demasiado vagos e servirão para enquadrar sites e portais críticos do governo. Os oposicionistas também argumentam que Chávez se prepara até mesmo para censurar as redes sociais, como Facebook e Twitter.
Durante a votação, afirma o site de notícias "El Universal", o grupo de deputados opositores expressou sua preocupação com a tentativa de controlar os conteúdos na internet --o que vai contra as liberdades fundamentais dos cidadãos.
Os governistas disseram, ainda segundo o site, estar dispostos a revisar os pedidos de modificação no projeto. Um dos itens retirado da proposta foi a ideia de criar um um ponto único de acesso à rede.
Pelo projeto, a regulamentação e as sanções serão decididas e aplicadas por uma instância chamada "diretório de responsabilidade social", com representação dos Poderes, de escolas de comunicação e até de igrejas.
No Brasil, não há nenhum conselho ou comissão de caráter executivo com poder de regular o conteúdo na internet. A via usada para reclamar na rede é a jurídica. Tampouco há no país mecanismo de restrição de acesso, como acontece na China ou no Egito, por exemplo.
VEJA OS PRINCIPAIS ITENS DA PROPOSTA
Prevê sanções para provedores de internet que transmitam mensagens que "atentem contra os bons costumes"
Pune "aqueles destinados a desconhecer autoridades legitimamente constituídas, que não têm respeito a Poderes Públicos e às pessoas que exerçam esses cargos"
Também tem como alvo "aqueles que possam constituir manipulações midiáticas"
Pede a criação de "mecanismo" para restringir o acesso a portais com conteúdos de violência, sexo e incentivo à bedida alcoólica e ao fumo.

Postagem em destaque

Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida

Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...