O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mercosul abrasileirando-se: criacao de cargos politicos

O Mercosul -- quem diria? -- abrasileirou-se...
Estão criando um cargo de Alto Comissário, ou algo que o valha.
Ou seja, os países membros, que não cumprem suas obrigações contratuais de se desarmar reciprocamente, e de implementar nacionalmente o que aprovaram quadrilateralmente, estão procurando um bode expiatório, ou seja, transferir a culpa para outra instância, no caso, uma figura que será desacreditada pela própria inadimplência dos Estados-parte a cumprirem com o que assinaram.
Acho que não vai dar certo, mas pelo menos vai se criar uma vistosa burocracia paga pelo dinheiro dos contribuintes nacionais.
Paulo Roberto de Almeida

Brasil propõe cargo novo no Mercosul que exige trânsito político na região
Chico de Gois
O Globo, 15.12.2010

Amanhã, em Foz do Iguaçu (PR), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá repassar a presidência pró-tempore do Mercosul para o Paraguai e, de quebra, exercer uma das práticas mais desenvolvidas durante seu governo: criação de cargo. Esse novo cargo, denominado alto representante geral do Mercosul, foi uma proposta do Brasil e exigirá do futuro ocupante trânsito político na região.
A criação do quadro está prevista na pauta da reunião da 40ª Cúpula de Presidentes de Estados-Partes do Mercosul e Países Associados. O novo quadro terá como função, como definiu o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, cristalizar o pensamento do Mercosul, além de ser um representante do bloco e de construção de consensos.
A especulação inevitável de que o próprio Lula ou o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, que estará fora do ministério a partir de 2011, pudessem ocupar o cargo foi praticamente descartada por Baumbach. Pelo menos, no momento.
— O Brasil, que defende a institucionalização do Mercosul, e que tem se batido por esse ideal, veio com essa proposta, mas não temos nenhum nome para apresentar neste momento — disse Baumbach, observando que a proposta ainda precisa ser aprovada na reunião plenária do Mercosul, o que deverá ocorrer sem dificuldades.
O porta-voz explicou que ainda não foi definido exatamente o perfil do futuro ocupante dessa função — ainda não está claro se ele terá de ser um ex-presidente da República, algum diplomata, um político qualquer ou simplesmente um profissional administrativo.
O que se sabe é que o ocupante do alto cargo poderá ficar na cadeira por três anos, prorrogáveis por outros três por apenas mais um período. O início do mandato também ainda não está definido.
— Isso vai depender de negociações posteriores. Como se sabe, às vezes um cargo como esse é criado e leva-se um tempo até se encontrar um nome que se possa preencher adequadamente essas funções, até porque é necessário, para esse cargo, alguém que tenha trânsito político e possa servir nessas funções de representação do Mercosul — descreveu, adiantando que não há previsão de como será feita a escolha e quais serão os candidatos. — O objetivo primário da proposta brasileira é contribuir para a institucionalização do Mercosul, criação de consensos. Um elemento que seja catalizador dentro do Mercosul. Claro que exige-se da pessoa que ocupar esse cargo um trânsito político, mas não há nada definido sobre quem poderá se candidatar.










Nenhum comentário: