O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 18 de dezembro de 2010

Bolivar no muere - Nao, no que depender do Mercosul

Assinada durante a cúpula do Mercosul de dezembro de 2010:


DECLARAÇÃO ESPECIAL DOS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL E ESTADOS ASSOCIADOS SOBRE A COMEMORAÇÃO DO DESAPARECIMENTO FÍSICO DO LIBERTADOR SIMÓN BOLÍVAR

A Presidenta e os Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, reunidos por ocasião da XL Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, recordaram com respeito e admiração a memória do Libertador Simón Bolívar, na data em que se comemora o CLXXX aniversário de seu desaparecimento físico.

Destacaram, nesse sentido, os feitos emancipatórios do Libertador que, junto a uma plêiade de próceres e heroínas da independência latino-americana, assentaram as bases para a construção de nossas Repúblicas e Estados para a consolidação da região como um pólo de poder autônomo.

Comprometeram-se, finalmente, a continuar o caminho traçado pelo Libertador na construção de uma Pátria Grande que conjugue a justiça social com a liberdade, a paz e a soberania regional.

=========== 

Se cabe a paráfrase, para os peronistas, como para bolivarianos (e associados), Bolivar no muere...
Essa tal de "Pátria Grande" corre o risco de "bolivarianizar-se" ao exagero...
Certamente já dever ter um busto de El Libertador na sede do Mercosul, oferecido por quem se sabe... 
Agora, uma outra questão, que como a acima, não tem nenhuma importância, para ninguém, aliás, a não ser para a linguagem pomposa dos comunicados presidenciais. Lê-se ao começo desta: 
A Presidenta e os Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados...
Agora serão pelo menos duas presidentas, o que não deixa de ser interessante observar para saber como isso irá se refletir nos comunicados e nas falas.
 Apenas perda de tempo...

Nenhum comentário: