O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Evolucao: do BRIC ao BRINC...

Não se trata de um jogo de palavras, nem de brincadiera, mas de realidade. Vejam:

Nigéria pode ser 1º país africano a integrar Bric
Portal Terra, 13/12/2010 - 13h28

A África do Sul, maior economia do continente, está ansiosa para a elevação ao status de Bric (acrônimo para Brasil, Rússia, Índia e China), cobiçado pelos mercados emergentes, mas investidores dizem que a Nigéria é a candidata mais provável do continente, ainda que a promoção a qualquer um esteja um pouco distante.
O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse na reunião do G20 no mês passado na Coréia do Sul que a África do Sul está "pronta" para participar do Bric.
Turquia, México e Indonésia são países na mira de investidores para também complementarem o Bric, que abocanhou uma grande fatia de investimento direcionado aos mercados emergentes nos últimos anos devido à sua influência, crescimento e impacto na economia global.
Mas a África do Sul, rica em recursos naturais e um dos países de maior crescimento no mundo, tem se transformado num foco para investidores que procuram rendimentos elevados por um longo período.
Os fluxos de investimento para a Nigéria são muito pequenos em comparação à África do Sul. A Nigéria viu fluxos de capital no montante de apenas US$ 216 milhões nos primeiros dez meses deste ano, ante US$ 3,4 bilhões direcionados à África do Sul, de acordo com a EPFR, empresa que acompanha dados de fundos.




Nenhum comentário: