O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Aventuras diplomaticas de um aprendiz de feiticeiro (nao confiavel...)

Um pretendente a Richelieu, no começo do governo Lula, quis brincar de diplomacia com os americanos, que certamente não confiavam nele:

Presidente mostrou incômodo com ações radicais de Chávez
RICARDO BALTHAZAR
Folha de S. Paulo, 20 Dec 2010

WIKILEAKS OS PAPÉIS BRASILEIROS
Mensagem de temor de Lula seria repassada a líder venezuelano por Dirceu, diz diplomata em telegrama

Informes sugerem que ex-ministro da Casa Civil foi interlocutor frequente dos EUA no início do governo do PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou para os Estados Unidos no início de seu governo que estava incomodado com o radicalismo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e temia os prejuízos que ele poderia trazer para o Brasil e seus vizinhos.
O recado foi transmitido com clareza em abril de 2005 pelo então ministro da Casa Civil, José Dirceu, num almoço com o então embaixador dos EUA, John Danilovich, segundo um telegrama diplomático americano obtido pela organização WikiLeaks.
Dirceu planejava encontrar Chávez em Caracas e resumiu assim a mensagem que levaria, segundo o embaixador: "Pare de brincar com fogo". Ele também indicou que Lula gostaria de discutir a questão com o então presidente americano, George W. Bush, para "desanuviar o ambiente".
Um mês antes do almoço, Dirceu transmitiu recado parecido ao encontrar-se em Washington com a secretária de Estado dos EUA, Condolleezza Rice, conforme telegrama obtido pelo jornal "Valor Econômico" e publicado em 2008.
Os informes obtidos pelo WikiLeaks sugerem que Dirceu foi um interlocutor frequente dos americanos no início do governo Lula, mas nem sempre os americanos acreditavam na sinceridade de Dirceu, segundo Danilovich.


=====

Recado para Chávez se conter
Roberto Maltchik
O Globo, 20 Dec 2010
Lula teria dito a presidente da Venezuela para "não brincar com fogo"

BRASÍLIA. Incomodado com a verborragia antiamericanista de Hugo Chávez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria enviado uma mensagem contundente ao colega venezuelano em abril de 2005, exortando a ele que "parasse com sua retórica provocativa e passasse a cuidar dos problemas internos da Venezuela". O portador do recado seria o então chefe da Casa Civil, José Dirceu, segundo relato feito pelo próprio ex-ministro ao embaixador dos Estados Unidos em Brasília, John Danilovich, de acordo com os telegramas enviados pela diplomacia americana a Washington, obtidos pelo site WikiLeaks.
Em telegrama confidencial, assinado por Danilovich em 13 de abril de 2005, o diplomata afirma que Dirceu diria a Chávez para "parar de brincar com fogo" e que o venezuelano já tinha problemas demais em seu país, cuja solução também interessaria ao Brasil. Poucos meses depois, Dirceu caiu no rastro do escândalo do mensalão.
"As provocações de Chávez aos Estados Unidos não servem a interesses nacionais da Venezuela e são uma preocupação para o Brasil e seus vizinhos. Dirceu vai dizer ainda que não apenas o governo americano está hostil - executivos e as pessoas na rua agora veem a Venezuela como um problema para os EUA", relata Danilovich.

Desconforto com a postura de Chávez no G-15
Em mais um documento confidencial, de março de 2004, o cônsul-geral americano Patrick Duddy relata outra conversa, na qual Dirceu teria dito que o presidente brasileiro teria deixado de retornar telefonemas de Chávez, após o "comportamento dele na reunião do G-15, em Caracas". Afirmou ainda que Lula saiu mais cedo da reunião de cúpula na capital da Venezuela, pois estava "desconfortável" com a postura do colega.
"Ele (Lula) provavelmente vai retornar os contatos em breve para manter a comunicação aberta, o tanto quanto isso possa ser desagradável", teria dito Dirceu.
Até mesmo o regime cubano, segundo a análise americana das palavras de Dirceu, não estaria interessado em ficar com "suas águas mais turbulentas, em razão das provações de Chávez". Segundo o embaixador americano, Dirceu afirma que Cuba "precisa desesperadamente de um ambiente tranquilo para lidar com seus profundos problemas internos".
O ex-braço direito de Lula ainda demonstra, segundo os telegramas, profunda confiança na ampliação das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, afiançando apoio à retomada das negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), apesar da contrariedade do ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.
Em 20 de abril de 2005, John Danilovich escreve a Washington, após nova conversa com o chefe da Casa Civil: "Dirceu aproveitou a oportunidade para expor seu desejo de que as conversações da ALCA avancem, repetindo que o Brasil deve exportar aos EUA pelo menos quatro vezes mais do que exporta hoje, acrescentando que já falou com o ministro da Fazenda Palocci sobre a inflexibilidade do ministro de Relações Exteriores em relação à ALCA".
 

Nenhum comentário: