O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Um Patriota no Itamaraty, literalmente...

Existem vários Patriotas na carreira, inclusive pessoas que não levam esse nome. Mas sempre é bom ter uma conjugação...

Dilma formaliza convite e Patriota será novo chanceler, diz fonte
Por Jeferson Ribeiro, com reportagem adicional de Bruno Peres
Reuters, Quinta-feira, 09 Dez, 08h48

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente eleita Dilma Rousseff convidou formalmente, nesta quinta-feira, mais dois aliados para sua equipe. O embaixador Antônio de Aguiar Patriota, que se reuniu com a futura presidente, aceitou assumir o Ministério das Relações Exteriores, segundo uma fonte.

Dilma reuniu-se com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pela manhã e o convidou para ocupar a chancelaria brasileira. O convite foi aceito, segundo fonte da equipe de transição ouvida pela Reuters. O embaixador tem larga experiência internacional e já ocupou o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Fernando Pimentel, do PT de Minas Gerais, também reuniu-se com Dilma na residência oficial da Granja do Torto, e recebeu o convite formal para ser o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Amigo pessoal de Dilma desde a adolescência, é mais um dos aliados que foi derrotado nas eleições de outubro e fará parte da equipe da nova presidente.

Após um difícil acordo construído com o PMDB, ele abriu mão de disputar o governo do Estado e concorreu ao Senado. Contudo, não teve votos suficientes para vencer o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), que venceram as eleições para as vagas.

Com a escolha, Dilma muda o perfil de comando nessa pasta em relação ao governo Lula. O atual presidente preferiu sempre nomes mais ligados à indústria ou mesmo industriais para o posto. Pimentel é economista, mas sua carreira sempre esteve mais ligada a temas políticos do que econômicos.

3 comentários:

Mário Machado disse...

Que o sobrenome seja sina!

Anônimo disse...

Paulo, qual é a tua opinião a respeito da escolha?

Paulo Roberto de Almeida disse...

Um Anônimo só merece resposta quando ele tem coragem de se apresentar como pessoa física.
Eu, por exemplo, tenho coragem de minhas opiniões e assumo responsabilidade por tudo o que escrevo e assino.
Quando quero expressar uma opinião, não hesito em fazê-lo, como aliás já fiz...
Paulo Roberto de Almeida