O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Um projeto estrategico para 2022: combater a obesidade dos brasileiros

A Secretaria de Assuntos Estratégicos do presente governo acaba de divulgar um alentado estudo (neste link), com dezenas de "metas estratégicas" para o Brasil em 2022.
Entre eles deve figurar a importantíssima meta do "combate à fome", um dos projetos do governo desde 2003 (aliás contrariado desde o início pela divulgação da informação, pelo IBGE, de que no Brasil o número de obesos era maior do que o de "famélicos", o que deixou o presidente muito contrariado).
Eu ainda não conferi todas as metas, uma por uma, mas posso apostar que entre as metas não figura o combate ao problema que figura abaixo...
Paulo Roberto de Almeida
(PS: não pretendia estragar a festa do ministro...)
Em 2022, brasileiro será obeso como norte-americano
Quase metade da população está acima do peso
 
Um estudo do Ministério da Saúde mostra que os problemas de sobrepeso e obesidade pioraram tanto no Brasil que em 2022, mantida a atual situação, os brasileiros serão tão obesos quanto os norte-americanos. Em 2006, 42,7% dos brasileiros estavam gordos; em 2009, eles já eram 46,6%. “Estamos sentados em uma bomba-relógio”, disse o ministro da Saúde, José Temporão, que vai entregar a Dilma Rousseff o Plano de Enfrentamento da Epidemia da Obesidade.  

Nenhum comentário: