O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"Doutorado" de Mercadante em versoes contraditorias: 5) Paulo Roberto de Almeida

Sem ofensas, nem comentários subjetivos: apenas as regras, as normas da Capes que regem doutoramentos.

Qualquer doutorando, qualquer professor universitário, aliás qualquer cidadão (inclusive procuradores e consultores jurídicos da Capes) poderia inquirir quanto a um fato muito simples: o "doutor" em questão cumpriu todos os requisitos formais para que fosse constituída uma banca de defesa de sua suposta tese?
O Departamento de Economia da Unicamp teria de demonstrar que esses requisitos estabelecidos pela Capes foram efetivamente cumpridos, inclusive quanto a prazos e outras normas aplicáveis.
Se houve alguma infração a essas regras, esse título pode ser considerado irregular, ou até ilegal, e ser cancelado.
E os autores da farsa poderiam ser processados e sancionados com base nos estatutos que regem a Unicamp e qualquer outra universidade quanto à concessão de títulos acadêmicos.
Não se trata, portanto, apenas de uma campanha, um pouco na galhofa, de "Devolva o Doutorado". Trata-se de um processo provavelmente eivado de irregularidades que deveria ser investigado.
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: