O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Minha pequena ONU de acessos em Academia.edu - Paulo Roberto de Almeida

Computando os acessos a meus trabalhos na plataforma Academia.edu, constatei que a maioria de meus leitores é um imenso grupo de DESCONHECIDOS!
O que quer dizer isso? Não sei. São acessos não identificados, por qualquer motivo que seja, e o mais provável é que sejam robôs informatizados na busca de determinados conceitos ou palavras chave.
Esses acessos partem de algum lugar, e portanto aumentariam um pouco mais a cota dos principais países, dentre os 162 devidamente identificados por origem geográfica na relação abaixo.
No mais, não existem muitas surpresas quanto à origem dos acessos: suponho que sejam estudantes universitários, pesquisadores (muitos deles brasileiros nesses países), curiosos que mantêm algum interesse sobre temas que constituem o fulcro de meu trabalho: relações internacionais, política externa e diplomacia do Brasil, história diplomática, política e economia do Brasil, da América Latina, temas culturais em geral.
Em todo caso, a minha "pequena ONU" cobre 162 países, dos mais populosos e importantes, aos mais pequenos e aparentemente pouco relevantes em termos de política mundial.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 12 de outubro de 2018

Acesso aos trabalhos de Paulo Roberto de Almeida
na plataforma Academia.edu
(verificação em 11/10/2018)



Country
All-Time Views
1)    Unknown
95,327
2)    Brazil
60,906
3)    United States
5,730
4)    Portugal
1,406
5)    France
1,006
6)    Mozambique
781
7)    Argentina
546
8)    United Kingdom
537
9)    Angola
459
10) Germany
351
11) Spain
342
12) Belgium
328
13) Canada
299
14) Italy
254
15) Russian Federation
244
16) Mexico
225
17) Uruguay
205
18) Colombia
192
19) Netherlands
176
20) Ecuador
168
21) Peru
162
22) Switzerland
161
23) Japan
152
24) India
129
25) Paraguay
114
26) Chile
110
27) Romania
99
28) Australia
99
29) Turkey
93
30) Venezuela
89
31) China
79
32) Indonesia
74
33) Korea, Republic of
69
34) Ukraine
64
35) South Africa
64
36) Poland
58
37) Egypt
50
38) Sweden
49
39) Cape Verde
46
40) Denmark
46
41) Côte D'Ivoire
44
42) Greece
43
43) Belarus
41
44) Senegal
40
45) Morocco
40
46) Nigeria
33
47) Israel
32
48) Ireland
32
49) Pakistan
30
50) Czech Republic
30
51) Guatemala
29
52) Lebanon
28
53) Viet Nam
27
54) Bolivia
27
55) Dominican Republic
27
56) Norway
26
57) Hong Kong
26
58) Austria
25
59) Cuba
25
60) Philippines
23
61) Hungary
23
62) Malaysia
22
63) Slovakia
21
64) Sao Tome and Principe
20
65) Nicaragua
20
66) Guinea-Bissau
20
67) Algeria
20
68) New Zealand
19
69) Kenya
18
70) Thailand
17
71) Puerto Rico
17
72) Timor-Leste
16
73) Singapore
16
74) Bosnia and Herzegovina
16
75) Taiwan
16
76) Zambia
15
77) Serbia
15
78) Namibia
15
79) Sri Lanka
15
80) Ethiopia
15
81) Moldova, Republic of
14
82) Haiti
14
83) Bulgaria
14
84) Costa Rica
13
85) El Salvador
12
86) Panama
12
87) Honduras
12
88) Togo
11
89) Luxembourg
11
90) Tunisia
10
91) Madagascar
10
92) Iran, Islamic Republic Of
10
93) Finland
10
94) Oman
9
95) Croatia
9
96) Zimbabwe
8
97) Slovenia
8
98) Gabon
8
99) Cameroon
8
100)                Congo, The Democratic Republic Of The
8
101)                United Arab Emirates
8
102)                Kuwait
7
103)                French Guiana
7
104)                Bangladesh
7
105)                Macedonia, the Former Yugoslav Republic Of
7
106)                Macao
6
107)                Kazakhstan
6
108)                Iraq
6
109)                Trinidad and Tobago
5
110)                Saudi Arabia
5
111)                Jamaica
5
112)                Guadeloupe
5
113)                Guinea
5
114)                Ghana
5
115)                Tanzania
4
116)                Nepal
4
117)                Malta
4
118)                Mali
4
119)                Benin
4
120)                Burundi
4
121)                Palestinian Territory, Occupied
4
122)                Lithuania
4
123)                Sudan
3
124)                Rwanda
3
125)                Réunion
3
126)                Mauritius
3
127)                Martinique
3
128)                Mongolia
3
129)                Montenegro
3
130)                Liberia
3
131)                Kyrgyzstan
3
132)                Belize
3
133)                Armenia
3
134)                Yemen
2
135)                Uganda
2
136)                Somalia
2
137)                Qatar
2
138)                Papua New Guinea
2
139)                Malawi
2
140)                Latvia
2
141)                Cambodia
2
142)                Jordan
2
143)                Iceland
2
144)                Estonia
2
145)                Bahrain
2
146)                Azerbaijan
2
147)                Albania
2
148)                Saint Vincent And The Grenedines
1
149)                Uzbekistan
1
150)                Swaziland
1
151)                Suriname
1
152)                Mauritania
1
153)                Myanmar
1
154)                Guyana
1
155)                Equatorial Guinea
1
156)                Georgia
1
157)                Fiji
1
158)                Cyprus
1
159)                Congo
1
160)                Burkina Faso
1
161)                Aruba
1
162)                Afghanistan
1
163)                Andorra
1

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

De la (Non) Democratie en Amerique (Latine): a Tocqueville report on the state of governance in Latin America - Paulo Roberto de Almeida

Meu trabalho mais recente publicado: 


1289. “De la (Non) Démocratie en Amérique (Latine): a Tocqueville report on the state of governance in Latin America”, Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor, REPATS(vol. 5, n. 1, jan.-jun. 2008, p. 792-842; ISSN: 2359-5299; link: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/REPATS/article/view/10020/5909;DOI: http://dx.doi.org/10.31501/repats.v5i1%20Jan/Jun.10020); postado em Academia.edu (link: https://www.academia.edu/s/a4cbf778cf/de-la-non-democratie-en-amerique-latine-a-tocqueville-report-on-the-state-of-governance-in-latin-america), em Research Gate (link: https://www.researchgate.net/publication/325809199_De_la_Non_Democratie_en_Amerique_Latine_A_Tocqueville_report_on_the_state_of_governance_in_Latin_America). Relação de Originais n. 3284.

A nova Guerra Fria, desta vez EUA contra a China: os EUA perdem agora... (WP)

Minha pequena "teoria": estamos em uma nova Guerra Fria, desta vez não mais a geopolítica entre EUA e URSS entre 1947 e 1990, mas uma Guerra Fria econômica, entre EUA e China, sendo que a China não fez nada para provocar essa nova guerra fria, a não ser o que fazem todos os impérios: roubar, trapacear, espionar, contrabandear, piratear, copiar, chantagear, enfim, tudo normal, como fazem todos os impérios. Só que a China tem a estratégia correta, e já ganhou essa guerra contra os EUA (sem querer ser contra, apenas aproveitar o conhecimento produzido no império americano), e estes vão perder, pois estão numa estratégia defensiva...
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 11/10/2018

Under Trump, U.S. enters a new ‘Cold War’ with China



The Washington Post, October 11, 2018

The Trump administration is throwing down the gauntlet in front of China. It has already launched the first major salvos of a trade war. It approved a $330 million arms sale to Taiwan last month. And now its top officials are taking part in a rhetorical offensive against Beijing that shows few signs of abating.
In a speech last week at a conservative think tank, Vice President Pence called for a reset in U.S.-China ties. He attacked China for its alleged hacking and espionage attempts within the United States, its theft of U.S. technological secrets, its supposedly unfair trade practices, its bullying diplomacy abroad and its crackdown on the rights of ethnic and religious minorities at home. Pence argued that the White House now sees Beijing as a rival in an age of “great power competition” — a marked departure from previous administrations, which hoped to accommodate a rising China as a “responsible stakeholder” in the international system.
“The speech’s real significance was its promise that the United States will newly confront Beijing’s worldwide economic and strategic aggression, oppose its internal repression and compel the Chinese government to change its behavior on both fronts,” my colleague Josh Rogin observed. This new China policy, which marries economic nationalism with brute hawkishness, “would have been unthinkable coming from the Obama administration,” he wrote.
Pence reiterated the message in a radio interview aired Wednesday. “China has largely abandoned the pathway of more freedom,” the vice president told right-wing radio host Hugh Hewitt, cataloguing a list of complaints about Chinese behavior, including the central government’s construction of “an unparalleled surveillance state.”
Elsewhere on Wednesday, a congressional commission that monitors human rights in China discussed Beijing’s sweeping repression of Uighur Muslims in the far-western region of Xinjiang. Reports indicate that as many as 1 million Uighurs and other minorities have been interned in “political reeducation” camps. “The commission’s co-chairmen, Sen. Marco Rubio (R-Fla.) and Rep. Christopher H. Smith (R-N.J.), unveiled a bill that seeks to condemn the Chinese crackdowns in Xinjiang and urged the U.S. government to consider sanctions on Chinese leaders,” my colleagues reported.
Analysts suggest that Chinese officials have been stung by the White House’s overt hostility. “This will look like the declaration of a new Cold War, and what China may do is more important than what it will say about Pence’s speech,” Zhang Baohui, professor of international relations at Lingnan University in Hong Kong, told the New York Times.
Indeed, Beijing has reacted frostily so far. After swinging through the Korean Peninsula over the weekend, Secretary of State Mike Pompeo had a brief, combative stay in the Chinese capital. “We demand the U.S. stop such misguided actions,” Chinese Foreign Minister Wang Yi said at a news conference, referring to Washington’s harsh words as well as to the trade tensions that have cast “a shadow” over relations.
Wang added that those disagreements would impair cooperation between the two countries on other issues, including North Korea. “Two major powers and permanent members of the U.N. Security Council need to, and should, increase communication and cooperation, taking on responsibilities in international society,” Wang said.
The sparring between the two countries seems set to continue. “Trump vowed last month to impose levies on all Chinese imports if Beijing refuses to abandon trade practices he considers predatory, including a requirement that U.S. companies surrender trade secrets in return for access to the Chinese market, and the theft of intellectual property from American companies,” noted my colleagues. “But Xi has dug in his heels, pledging to boost domestic industries, increase exports and pour billions of dollars into infrastructure projects.”
Prominent members of the American business community — including Apple CEO Tim Cook, who visited China this week — lament the tense climate. But they do not have many sympathizers in the administration, which seems enthused by the prospect of an epic clash with a geopolitical adversary.
“To the mix of longtime China hawks and trade hawks now driving U.S. policy, national security matters more than economic friction, and many of the protestations from the U.S. business community may fall on deaf ears,” Walter Russell Mead wrote in a column for the Wall Street Journal. “Both China and the U.S. are likely to move quickly, unpredictably and disruptively as they struggle for advantage; Wall Street should brace itself for further shocks.”
Critics of the administration’s China policy warn that Trump is opting for confrontation over coherent strategy. Is he simply trying to hold the line in the Pacific? Or is he hoping to ultimately push for a radical shake-up in Beijing? “It surely feels good, for officials and policy wonks who have worried about China’s rise for years, to talk frankly about Beijing’s misdeeds and declare that competition is no longer a ‘four-letter word,’” wrote Hal Brands of Bloomberg View. “Yet until the U.S. figures out what its long-term objectives are, until it assembles a comprehensive set of policies for obtaining those objectives, it is unlikely to win the struggle it now seems to be embracing.”
Robert Kaplan, a senior fellow at the Center for a New American Security, argued that U.S. allies in Asia, particularly those enmeshed in dangerous maritime disputes with Beijing, need Washington to play its traditional role of “balancer” in the region — not that of “an outright enemy” of China.
“President Trump has communicated more uncertainty in the minds of our Asian allies than any previous U.S. leader of modern times. This might force them to conclude separate understandings with China,” Kaplan wrote in an op-ed for The Washington Post. “Such a process will be insidious, rarely admitted and almost never on the front pages. Yet, one day, we will wake up and realize that Asia has irrevocably changed.”

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PT apoia a ditadura chavista - Nota oficial

PT divulga nota em apoio à Venezuela

O Partido dos Trabalhadores repudia forma como governo golpista vem manejando a política externa do Brasil no tocante à América do Sul
 03/04/2017 19h09 - atualizado em 19/07/2017 12h34

O Partido dos Trabalhadores divulgou nota, nesta segunda-feira (3), em que manifesta seu repúdio e oposição à forma como o  governo golpista de  Michel Temer tem conduzido a política externa do Brasil em relação à América do Sul.
“Particularmente, o desrespeito a princípios básicos de nossa diplomacia como a não ingerência em assuntos internos de outros países e o respeito à autodeterminação dos povos”, diz o documento assinado pelo presidente nacional do PT,  Rui Falcão, e pela secretária de Relações Exteriores,  Mônica Valente.
“É visível que o governo golpista decidiu encabeçar uma campanha da direita contra a esquerda no continente e assumiu uma postura belicista, particularmente contra a República Bolivariana da  Venezuela”.
Leia a nota na íntegra:
“NOTA EM DEFESA DA VENEZUELA
O Partido dos Trabalhadores manifesta seu repúdio e oposição à forma como o governo golpista vem manejando a política externa do Brasil no tocante à América do Sul e, particularmente, o desrespeito a princípios básicos de nossa diplomacia como a não ingerência em assuntos internos de outros países e o respeito à autodeterminação dos povos.
É visível que o governo golpista decidiu encabeçar uma campanha da direita contra a esquerda no continente e assumiu uma postura belicista, particularmente contra a República Bolivariana da Venezuela.
O governo usurpador aproveita-se de informações distorcidas disseminadas pela mídia para tentar justificar as medidas contra o país vizinho, inicialmente, suspendendo-o do Mercosul e agora nas palavras do ministro golpista das Relações Exteriores, aplicar a Cláusula Democrática do Mercosul “para expulsar a Venezuela” do bloco. Ele afirmou à Folha de S.Paulo que manter a Venezuela apenas suspensa, como está agora, “seria uma ficção que avacalharia o Mercosul”.
Ignora o chanceler que o Protocolo de Ushuaia não prevê o mecanismo de “expulsão”.
Como é sabido, há uma crise política na Venezuela, decorrente de uma disputa polarizada entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição, majoritária no Parlamento. Porém, não existe a decisão do Tribunal Supremo de Justiça de retirar  os poderes do legislativo venezuelano e as imunidades de seus membros. O que existe é uma situação de desobediência do Parlamento no que tange a realizar novas eleições para definir três mandatos de deputados, impugnados pela justiça eleitoral, por terem comprado votos para se elegerem. Além disso, como o Parlamento se recusou a votar determinadas propostas administrativas advindas do Executivo, o Tribunal decidiu sobre o mérito a pedido do governo. Neste aspecto, não há diferenças entre o que ocorre na Venezuela e o que se passa corriqueiramente no Brasil na relação entre o STF e o  Congresso Nacional.
Não interessa ao povo brasileiro, o rompimento do Mercosul e tampouco é vontade do povo brasileiro contribuir para a desestabilização de um país vizinho que sempre manteve boas relações com o Brasil.
Temos a convicção que o povo venezuelano saberá encontrar, por meios próprios, a solução para os seus conflitos. Exigimos que o Ministério de Relações Exteriores, em vez, de “jogar combustível” no conflito, busque soluções responsáveis tanto no âmbito do Mercosul quanto da OEA.
Rui Falcão
Presidente Nacional
Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais”