O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 23 de maio de 2011

E voce, leitor, tambem se sente um idiota?

Caro leitor: você concorda com o líder do governo no Senado, ou acha que ele está lhe chamando de idiota?
Eu pelo menos não gosto de ser chamado de idiota.
Não posso, no entanto, fazer absolutamente nada contra isso.
Apenas registrar a tentativa.
E dizer que não concordo...
Paulo Roberto de Almeida

Palocci - “Operação Abafa” agora no Senado; segundo Jucá, ministro já explicou tudinho…
Por Leandro Colon e Mariângela Gallucci, no Estadão Online, 22/5/2011

O governo federal considera esta semana decisiva para conter a crise em torno do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, cobrado a explicar o aumento de seu patrimônio nos últimos anos. A base aliada governista no Congresso estabeleceu como prioridade barrar a tentativa de convocação de Palocci para depor no Senado, ação bem-sucedida na Câmara na semana passada, e impedir que a oposição avance na coleta de assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso.

“Essa disputa é um embate político, e o governo vai reagir para não permitir o desgaste do ministro. O Palocci já deu todas as explicações”, afirma o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). A avaliação governista é a de que barrar a convocação de Palocci na Comissão de Fiscalização e Controle, onde a oposição quer levá-lo para dar explicações, e segurar os movimentos pró-CPI seriam um passo político fundamental diante do atual cenário da crise, uma estratégia que não pode levar em conta o surgimento de fatos novos que agravariam a situação.

Na Câmara, o governo trabalhou com tranquilidade para derrotar a oposição. No Senado, o jogo é mais pesado, embora o Palácio do Planalto tenha maioria. A ordem é não dar brechas em comissões, para não repetir episódios passados, em que a oposição aproveitou descuidos da base governista e conseguiu convocar ministros.

Senadores de oposição disseram estar convencidos de que os negócios do ministro são “tráfico de influência”. Os partidos adversários do governo querem que Palocci explique como conseguiu multiplicar seu patrimônio em, pelo menos, 20 vezes num período de quatro anos com sua empresa Projeto Consultoria Econômica e Financeira, que, desde dezembro, atua só no ramo de administração imobiliária para cuidar do apartamento de R$ 6,6 milhões e do escritório de R$ 882 mil comprados em 2009 e 2010 em São Paulo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o sentimento de idiota. Cada vez mais tenho me sentido assim ante as notícias da política interna. Câmara, Senado, STF...

Mudando um pouco o assunto, se me permite, gostaria muito de lhe faezr uma pergunta talvez importuna, mas para mim é importante e talvez o senhor possa me ajudar a esclarecê-la: como funciona a carga horária de trabalho de um diplomata? mantém-se o parâmetro das 8hs, ou não é bem assim? Pergunto, pois tenho me interessado muito pela carreira e não faço idéia de como funciona este ponto em específico. Entro no tema porque sou muito ligado à família e gostaria de saber quanto tempo, "se" algum tempo livre, a carreira permitiria para desfrutar à bel prazer, seja com família ou tempo para sí próprio. Não sei se o melhor parâmetro seria uma escala diária ou semanal, mas conto com sua compreensão para me ajudar.
Desde já, muito grato.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Pedro Gandra,
O diplomata normalmente trabalha suas 8 hs diarias, mas nao e' incomum, em determinados postos ou gabinetes estender essas horas por horarios mais tardios.. Exisem recepcoes e reunioes que se estendem, assim como viagens e missoes que tomam o fim de semana.
Nao existe hiora extra para diplomata, tudo pode ser hora extra.
PRA

Rodrigo disse...

"... ou acha que ele está lhe chamando de idiota?"

Er. "... acha que ele **o** está chamando de idiota". Ou ainda: "... acha que ele está chamando-o de idiota". "Chamar" é transitivo direto, e "lhe" é objeto indireto.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Grato Rodrigo.
A melhor formula seria: ".. o está chamando..."
Assim que eu escrevi percebi que algo não soava bem, mas a pressa, o sono, as mensagens acumuladas nos fazem cometer erros elementares.
Talvez seja a nova gramatica do MEC: use e abuse...
Grato pela aula...
PRA